tenho duvida por qual linguagem começar queria que alguém com experiencia na área desse uma orientação.
tenho duvida por qual linguagem começar queria que alguém com experiencia na área desse uma orientação.
Oii, tudo bem?
Boa pergunta, Robert!
E parabéns pela iniciativa de começar sua jornada em programação.
Mas mais importante do que a linguagem é aprender lógica, pensamento computacional e resolver problemas. Isso você leva para qualquer tecnologia.
Se você não tem base, indico começar por essa formação: A partir do zero: iniciante em programação.
E depois tem algumas opções comuns para escolher:
Python
Muito indicado para iniciantes. Tem sintaxe simples, é usado em áreas como ciência de dados, inteligência artificial, automação e até web. Ótimo para aprender lógica sem se perder em detalhes complicados.
JavaScript
Ideal se você quer trabalhar com desenvolvimento web (sites e aplicativos). Está em toda parte da internet e também pode ser usado no back-end (com Node.js).
Java ou C#
Muito usados em empresas de médio e grande porte. Podem ser boas escolhas se você pensa em trabalhar com sistemas corporativos ou aplicações grandes.
Minha sugestão prática:
Se você ainda não sabe exatamente em qual área quer atuar, comece com Python.
Ele vai te dar uma base sólida de lógica e programação, e depois você pode migrar com mais facilidade para outras linguagens.
Depende muito do que você acha que se indentifica mais, de uma olhada em conteúdos falando sobre front-end e back-end, pontos positivos e negativos. Veja qual mais se identifica. Nesse caso, como primeira linguagem, eu diria que para backend Python pode ser boa por ser um canivete suíço para backend, ou Java/C# por serem linguagens robustas com muito mercado e professores com muitos anos de experiência, tendo maior maturidade e didatica por ser uma linguagem mais corporativa. Caso escolha o front-end principalmente se quer desenvolver mobile também, com certeza o Java Script, o JS é uma linguagem diversa, sendo possível combinar com diversos frameworks para desenvolvimento web e mobile, React, React Native, Angular, até mesmo backend com o NestJS, entre outros. Então o primeiro passo seria começar, lógica de programação, algorítimos, estrutura de dados, entender os fundamentos da área como banco de dados, um pouquinho de redes, é essencial.