1
resposta

[Dúvida] Limite de network

Passei por um problema aqui em que houve uma superlotação do network que possuo em uma máquina compartilhada com alguns colegas. MInha dúvida é: eu vi que existe um limite de 31 acessos a um bridge. Se eu criar um novo bridge a partir do docker network create --driver, eu consigo alocar mais containers dentro desses novos bridges ou isso é um limite geral? Tentei ver por essa questão no stack overflow mas ainda fiquei em dúvida. https://stackoverflow.com/questions/51439074/docker-limit-user-defined-bridge-networks

1 resposta

Olá, Diego! Entendo que você está com dúvidas sobre a capacidade de alocação de containers em bridges criadas no Docker.

De acordo com a documentação oficial do Docker, você pode criar múltiplas redes bridge e cada uma delas pode suportar até 1023 interfaces (ou seja, containers). Portanto, se você atingir o limite em uma bridge, pode criar uma nova e continuar alocando mais containers.

No entanto, é importante lembrar que a quantidade de redes que você pode criar em um host é limitada pelo número de sub-redes disponíveis na faixa de endereços IPv4 que o Docker usa para suas redes (172.16.0.0/12 por padrão). Isso significa que, em teoria, você pode criar até 4096 redes bridge, mas na prática esse número pode ser menor dependendo de como as sub-redes são alocadas.

Para criar uma nova rede bridge, você pode usar o comando que você mencionou: docker network create --driver bridge minha-bridge2. Depois, você pode iniciar novos containers nessa rede usando o parâmetro --network minha-bridge2 no comando docker run.

Por exemplo:

docker run -d --name container1 --network minha-bridge2 minha-imagem

Espero ter ajudado e bons estudos!