Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Limitadores em backlog

Olá, ao longo do curso vimos os limitadores de raias/colunas, que ajudam no wip e na vazao. mas quando inserimos limitadores em backlog me surgiu uma dúvida besta, se eu programo um limitador de 10 em backlog em um projeto real, nesse projeto real, nem sempre temos um número X de chamados, por exemplo se surge um incidente e vários abrem chamados esse número X aumenta. então como ficaria a fila de backlog se eu limitei ela em 10, mas nesse dia o fluxo de chamados está alto, superior a 10. o usuário não consegue abrir o chamado? ou ele não aparece na fila enquanto outro cartão não for movido para in progress?

1 resposta
solução!

Olá Kamila, tudo bem?

Essa é uma ótima pergunta e bastante comum quando se começa a implementar limites em backlog no Kanban. Quando você define um limitador de 10 itens no backlog, está essencialmente dizendo que a equipe só deve lidar com até 10 itens de backlog de cada vez para manter o foco e a eficiência.

No cenário que você descreveu, onde há um aumento repentino no número de chamados, existem algumas abordagens que você pode considerar:

1. Fila de Espera Externa: Os novos chamados podem ser colocados em uma fila de espera externa ao backlog do Kanban. Isso significa que eles não entram diretamente no backlog até que haja espaço disponível. Dessa forma, o usuário ainda consegue abrir o chamado, mas ele não aparece imediatamente no backlog do Kanban.

2. Revisão de Prioridades: Quando o número de chamados excede o limite do backlog, é uma boa prática revisar as prioridades dos itens já existentes no backlog. Talvez alguns itens possam ser adiados ou removidos para dar espaço aos novos chamados mais urgentes.

3. Ajuste Temporário do Limite: Em situações excepcionais, você pode considerar aumentar temporariamente o limite do backlog. No entanto, essa deve ser uma medida de curto prazo e deve ser acompanhada de uma análise para entender o impacto na eficiência da equipe.

4. Automatização e Ferramentas: Algumas ferramentas como Trello, Jira e Azure DevOps permitem configurar regras automáticas para gerenciar esses cenários. Por exemplo, você pode configurar notificações para alertar a equipe quando o backlog estiver próximo do limite, permitindo uma ação proativa.

Aqui está um exemplo prático usando o Trello:

• Suponha que você tenha configurado um limite de 10 cartões no backlog.
  • Quando um novo chamado é aberto e o limite é atingido, o chamado pode ser automaticamente movido para uma lista de "Chamados Pendentes".
  • À medida que os cartões são movidos do backlog para "In Progress", a equipe pode revisar a lista de "Chamados Pendentes" e mover itens para o backlog conforme o espaço é liberado.

Espero ter ajudado.

Qualquer dúvida estou à disposição.

Até mais e bons estudos!