1
resposta

[Dúvida] Lideranças Transacional e Transformacional - escolha ou cultura do líder?

Na prática, um líder consegue efetivamente "escolher" se ele quer aplicar uma liderança Transacional ou Transformacional? Na prática, eu vejo muito mais uma característica do perfil do líder e da cultura dele, assim como a cultura da empresa, do que uma escolha consciente. Já vivenciei líderes aplicarem discursos transformacionais, mas no "calor" do dia-a-dia com a equipe, agir como um líder Transacional. O típico "faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço"

1 resposta

Olá, Priscila!

Essa é uma excelente reflexão! A escolha entre a liderança Transacional e Transformacional pode realmente ser influenciada por vários fatores: o perfil do líder, a cultura organizacional e até o contexto específico. Aqui estão algumas considerações importantes:

1. Liderança Transacional

• Foca em recompensas e punições para alcançar metas claras.
  • É eficaz em ambientes estáveis ou em tarefas que demandam cumprimento de processos e regras.
  • Exemplo: Um líder em uma fábrica pode aplicar a liderança transacional para garantir eficiência e conformidade no chão de produção.

2. Liderança Transformacional

• Inspira e motiva a equipe a superar expectativas, criando um ambiente de inovação e crescimento.
  • É mais adequada em contextos que exigem mudanças, criatividade e visão de longo prazo.
  • Exemplo: Em empresas de tecnologia ou startups, onde a adaptação e inovação são essenciais, a liderança transformacional costuma prevalecer.

Escolha ou Cultura?

• Perfis de líderes: Cada líder tende a ter uma inclinação natural para um dos estilos, baseada em valores pessoais e experiências.
  • Cultura organizacional: Empresas que valorizam inovação tendem a favorecer líderes transformacionais, enquanto ambientes burocráticos preferem líderes transacionais.
  • Flexibilidade: O ideal seria um líder situacional, que equilibra os dois estilos conforme o momento e a equipe.

Ponto-chave:

O líder consciente não apenas escolhe, mas adapta seu estilo às necessidades do time e da organização, combinando o melhor dos dois mundos.

E você, acredita que é possível combinar os dois estilos de liderança no dia a dia?