Quais as formas de buscar o equilíbrio emocional, do líder e dos liderados, quando estamos em uma organização onde o foco está sempre nas entregas e cobrança pela perfeição na realização das demandas?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Quais as formas de buscar o equilíbrio emocional, do líder e dos liderados, quando estamos em uma organização onde o foco está sempre nas entregas e cobrança pela perfeição na realização das demandas?
Olá Leidiane.
Criar produtos e serviços com perfeição e foco nas entregas são a realidades de muitas organizações, principalmente no cenário macroeconômico e social onde vivemos, com muitas mudanças globais e interna na organização.
É natural que os gestores busquem adaptar-se a estes cenários para se manter os negócios sadios, todavia, as relações interpessoais e emocionais precisam de atenção.
Buscar o entendimento destas cobranças é um bom começo e criar empatia com com os principais stakeholders. Quando liderado, questionava alguns comportamentos dos meu gestores diretos, até que um dia eu ocupei a sua posição, logo, entendi como eram as cobranças e pressões por resultados rápidos.
Mas aprendi que, a crise passa, o respeito e como você se comporta nestes cenários é o legado que deixamos. Eu aprendi que, controlar o lado emocional em cursos de Gestão de Crises, Inteligência Emocional e Lideranças, a partir de tudo isso, pude entender melhor o que se esperavam de mim enquanto líder da equipe de 36 pessoas.
A equipe se espelha no líder.
O compartilhamento de responsabilidade e sentimento de pertencimento ajudam a dividir as cobranças e gera engajamento, o que reduz o stress do dia dia.
Resiliência, talvez tudo isso se resuma a esta palavra. Ao entender que o líder direciona a equipe e crises são passageiras, pude obter equilíbrio emocional.
Espero ter lhe ajudado.
Abraço!