Quais as formas de buscar o equilíbrio emocional, do líder e dos liderados, quando estamos em uma organização onde o foco está sempre nas entregas e cobrança pela perfeição na realização das demandas?
Quais as formas de buscar o equilíbrio emocional, do líder e dos liderados, quando estamos em uma organização onde o foco está sempre nas entregas e cobrança pela perfeição na realização das demandas?
Olá Leidiane.
Criar produtos e serviços com perfeição e foco nas entregas são a realidades de muitas organizações, principalmente no cenário macroeconômico e social onde vivemos, com muitas mudanças globais e interna na organização.
É natural que os gestores busquem adaptar-se a estes cenários para se manter os negócios sadios, todavia, as relações interpessoais e emocionais precisam de atenção.
Buscar o entendimento destas cobranças é um bom começo e criar empatia com com os principais stakeholders. Quando liderado, questionava alguns comportamentos dos meu gestores diretos, até que um dia eu ocupei a sua posição, logo, entendi como eram as cobranças e pressões por resultados rápidos.
Mas aprendi que, a crise passa, o respeito e como você se comporta nestes cenários é o legado que deixamos. Eu aprendi que, controlar o lado emocional em cursos de Gestão de Crises, Inteligência Emocional e Lideranças, a partir de tudo isso, pude entender melhor o que se esperavam de mim enquanto líder da equipe de 36 pessoas.
A equipe se espelha no líder.
O compartilhamento de responsabilidade e sentimento de pertencimento ajudam a dividir as cobranças e gera engajamento, o que reduz o stress do dia dia.
Resiliência, talvez tudo isso se resuma a esta palavra. Ao entender que o líder direciona a equipe e crises são passageiras, pude obter equilíbrio emocional.
Espero ter lhe ajudado.
Abraço!