A partir do instante [02:31] do vídeo da Atividade 03 – Aula 01 – O que é Bootstrap?, o instrutor diz que o Bootstrap é feito de Less e explica que isso é um pré-processador ou compilador de CSS, tal como o Sass, e que, portanto, Bootstrap é basicamente CSS puro.
Porém, na documentação da versão 5 do Bootstrap (que é a versão do curso), eu não consigo encontrar qualquer menção ao Less; somente referências aos arquivos fonte Sass, como em https://getbootstrap.com/docs/5.3/customize/sass/. Isso me levou a supor que o Bootstrap é CSS, mas composto de arquivos Sass em vez de Less.
Dei um googlada e encontrei em alguns materiais (não oficiais, mas de fontes razoavelmente confiáveis) a informação de que o Bootstrap, a partir de versão 4, mudou de "alternativamente Less ou Sass" para "apenas Sass". Fontes:
- freeCodeCamp – How to Customize Bootstrap with Sass
- Quora – Why has Bootstrap 4 switched from LESS to Sass?
- Bootstrap – tradução da documentação em pt-br – versão 4 – Customização de tema Bootstrap.
Não sei se os links acima tratam apenas da questão da customização ou se, de fato, pode-se afirmar que Bootstrap 5 é feito em Sass em vez de Less.
Poderiam esclarecer?
Obrigado!