Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Leitura dos desafios proposto durante o curso

Olá tenho uma dúvida pessoal em relação a interpretar o desafio que são proposto nas aulas e, não saber exatamente onde começar, tem alguma dica para isso ? ou o tempo fazendo e vendo mais situação resolve ?

2 respostas
solução!

Olá! Como vai?

Primeiramente, te parabenizo pela jornada de aprender algo novo. Durante esse processo é comum a gente lidar com algumas dificuldades, a aprendizagem é um exercício contínuo e que cada pessoa vive de maneira diferente.

E sobre os desafios, o objetivo deles é te incentivar na aplicação dos conceitos aprendidos de maneira mais ampla, mas tem um fator muito peculiar nisso tudo, que é te preparar para os desafios da vida real!

Na vida profissional, por vezes teremos que lidar com situações inusitadas que nos levam a pesquisar e buscar por algo totalmente novo. Logo, toda essa experiência, que te projeta para o novo e te desafia, é muito bem-vinda e necessária para te fazer um profissional capaz e resiliente no contexto acadêmico ou corporativo.

Dicas

Uma dica crucial que posso te dar é aplicar um estudo ativo, que vai além de assistir somente. Então vá no seu ritmo pausando a aula, execute e compreenda todo o código que está sendo ensinado, também faça suas próprias anotações (explicando com as suas palavras). Esse processo é muito eficiente, não só para aprender, mas também para revisitar o material posteriormente.

"Mas, Daniel... Eu tenho facilidade em me perder durante a aula!"

Se esse é o seu caso, eu recomendo uma segunda alternativa ainda mais poderosa: Assistir toda a aula apenas prestando muita atenção no que está sendo falado. E só depois, você assiste uma segunda vez fazendo tudo que está sendo abordado. Esse é um método de reforço! Ao ver algo pela segunda vez, você está facilitando a transição desse conhecimento da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.

Agora quero tocar no que parece ser sua principal dor, a interpretação dos desafios! E para a dica que vou te dar, você deve primeiro aplicar bem as sugestões que já te dei acima.

Dividir para Conquistar

A minha sugestão para a interpretação é aplicar a técnica Dividir para Conquistar, essa técnica consiste em quebrar um problema grande em subproblemas menores, resolvê-los de forma independente e então combinar os resultados. Observe a imagem abaixo:

Fluxograma ilustrando o algoritmo de divisão e conquista: Um problema central se divide em subproblemas, resolvido e combinado para uma solução final.

A ideia é:

1. Dividir um grande problema em n subproblemas
  2. Resolver esses subproblemas (obtendo subsoluções)
  3. Combinar essas subsoluções e obter a grande solução

Exemplo prático do Dividir para Conquistar

Vou ilustrar a técnica com um problema no nosso contexto:

Enunciado: Você está trabalhando com uma base de dados de uma loja de e-commerce chamada Smart Query. A tabela principal se chama vendas e contém registros de todas as vendas feitas nos últimos dois anos.

Tabela exibindo dados de vendas com colunas para ID de venda exclusiva, ID do cliente, valor de venda, data e hora e categoria de produto.

Você deve escrever uma consulta SQL que exiba qual foi o valor médio diário de vendas para cada categoria de produto, em cada mês do ano de 2024.

Etapa 1 Dividir:

Vamos primeiro calcular o total de vendas por dia e por categoria, para reduzir os dados.

WITH vendas_diarias AS (
  SELECT
    DATE(data_venda) AS dia,
    categoria,
    SUM(valor) AS total_diario
  FROM
    `meu_projeto.loja_digital.vendas`
  WHERE
    EXTRACT(YEAR FROM data_venda) = 2024
  GROUP BY
    dia, categoria
)

Etapa 2 Conquistar:

Agora, com os dados agregados por dia e categoria, calculamos a média dos totais diários, agrupando por mês e categoria.

SELECT
  FORMAT_DATE('%Y-%m', dia) AS mes,
  categoria,
  ROUND(AVG(total_diario), 2) AS media_diaria
FROM
  vendas_diarias
GROUP BY
  mes, categoria
ORDER BY
  mes, categoria;

Essa foi só uma demonstração do processo lógico da técnica de maneira prática.

Minhas considerações finais

Por fim, seja gentil consigo mesmo nesse processo! Lembre-se de que o aprendizado não é uma linha reta, tem altos e baixos. Momentos em que tudo parece travar e outros em que, de repente, as peças se encaixam. Quando sentir que algo está complicado demais, respire fundo, dê uma pausa e volte com calma depois.

Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.

Abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado

Caro Daniel, sou grato pela sua atenção com minha dor de aprender, muito obrigado de coração pelo esclarecimento, vou seguir firme nos meus estudos, e mais uma vez muito obrigado pela sua maravilhosa resposta! Um grande abraço, e até a próxima.