Olá tenho uma dúvida pessoal em relação a interpretar o desafio que são proposto nas aulas e, não saber exatamente onde começar, tem alguma dica para isso ? ou o tempo fazendo e vendo mais situação resolve ?
Olá tenho uma dúvida pessoal em relação a interpretar o desafio que são proposto nas aulas e, não saber exatamente onde começar, tem alguma dica para isso ? ou o tempo fazendo e vendo mais situação resolve ?
Olá! Como vai?
Primeiramente, te parabenizo pela jornada de aprender algo novo. Durante esse processo é comum a gente lidar com algumas dificuldades, a aprendizagem é um exercício contínuo e que cada pessoa vive de maneira diferente.
E sobre os desafios, o objetivo deles é te incentivar na aplicação dos conceitos aprendidos de maneira mais ampla, mas tem um fator muito peculiar nisso tudo, que é te preparar para os desafios da vida real!
Na vida profissional, por vezes teremos que lidar com situações inusitadas que nos levam a pesquisar e buscar por algo totalmente novo. Logo, toda essa experiência, que te projeta para o novo e te desafia, é muito bem-vinda e necessária para te fazer um profissional capaz e resiliente no contexto acadêmico ou corporativo.
Uma dica crucial que posso te dar é aplicar um estudo ativo, que vai além de assistir somente. Então vá no seu ritmo pausando a aula, execute e compreenda todo o código que está sendo ensinado, também faça suas próprias anotações (explicando com as suas palavras). Esse processo é muito eficiente, não só para aprender, mas também para revisitar o material posteriormente.
"Mas, Daniel... Eu tenho facilidade em me perder durante a aula!"
Se esse é o seu caso, eu recomendo uma segunda alternativa ainda mais poderosa: Assistir toda a aula apenas prestando muita atenção no que está sendo falado. E só depois, você assiste uma segunda vez fazendo tudo que está sendo abordado. Esse é um método de reforço! Ao ver algo pela segunda vez, você está facilitando a transição desse conhecimento da memória de curto prazo para a memória de longo prazo.
Agora quero tocar no que parece ser sua principal dor, a interpretação dos desafios! E para a dica que vou te dar, você deve primeiro aplicar bem as sugestões que já te dei acima.
A minha sugestão para a interpretação é aplicar a técnica Dividir para Conquistar, essa técnica consiste em quebrar um problema grande em subproblemas menores, resolvê-los de forma independente e então combinar os resultados. Observe a imagem abaixo:
A ideia é:
Vou ilustrar a técnica com um problema no nosso contexto:
Enunciado: Você está trabalhando com uma base de dados de uma loja de e-commerce chamada Smart Query. A tabela principal se chama vendas
e contém registros de todas as vendas feitas nos últimos dois anos.
Você deve escrever uma consulta SQL que exiba qual foi o valor médio diário de vendas para cada categoria de produto, em cada mês do ano de 2024.
Vamos primeiro calcular o total de vendas por dia e por categoria, para reduzir os dados.
WITH vendas_diarias AS (
SELECT
DATE(data_venda) AS dia,
categoria,
SUM(valor) AS total_diario
FROM
`meu_projeto.loja_digital.vendas`
WHERE
EXTRACT(YEAR FROM data_venda) = 2024
GROUP BY
dia, categoria
)
Agora, com os dados agregados por dia e categoria, calculamos a média dos totais diários, agrupando por mês e categoria.
SELECT
FORMAT_DATE('%Y-%m', dia) AS mes,
categoria,
ROUND(AVG(total_diario), 2) AS media_diaria
FROM
vendas_diarias
GROUP BY
mes, categoria
ORDER BY
mes, categoria;
Essa foi só uma demonstração do processo lógico da técnica de maneira prática.
Por fim, seja gentil consigo mesmo nesse processo! Lembre-se de que o aprendizado não é uma linha reta, tem altos e baixos. Momentos em que tudo parece travar e outros em que, de repente, as peças se encaixam. Quando sentir que algo está complicado demais, respire fundo, dê uma pausa e volte com calma depois.
Espero ter ajudado e fico à disposição se precisar.
Abraço e bons estudos!
Caro Daniel, sou grato pela sua atenção com minha dor de aprender, muito obrigado de coração pelo esclarecimento, vou seguir firme nos meus estudos, e mais uma vez muito obrigado pela sua maravilhosa resposta! Um grande abraço, e até a próxima.