1
resposta

[Dúvida] Legibilidade

Confesso que o fato de ter criado a função 'iniciar( )' após a criação da função 'contagemRegressiva' deu uma embanada na minha cabeça. Por hora fiquei me perguntando por qual motivo a função 'iniciar' teve que ser chamada dentro da função 'contagemRegressiva'.

Por uma questão de Legibilidade (na minha cabeça), se a função 'iniciar( )' tivesse sido criada primeiro e diante disso o instrutor explicasse em antecipado o motivo de sua criação acredito que seria mais fácil de compreender, posso estar enganado.

Poderiam me dizer se faz sentido o que eu disse? É que a forma como foi 'codado' esse trecho do código fez ficar um pouco confuso pra mim.

1 resposta

Olá! Como vai você?

A forma como as funções foram apresentadas pode, sim, causar a sensação de que algo está fora de ordem. Vamos analisar isso de forma detalhada:

O que a função iniciar() faz?

• Ela é responsável por configurar e iniciar o temporizador com setInterval(). Ou seja, define qual função será executada repetidamente (contagemRegressiva()) e em qual intervalo de tempo (1 segundo).

Como contagemRegressiva() e iniciar() se relacionam?

• contagemRegressiva() depende de iniciar(), pois só será chamada de forma contínua se setInterval() for configurado corretamente.
  • Sem setInterval(), contagemRegressiva() seria chamada apenas uma vez, quando o botão "Começar" fosse pressionado.

Por que contagemRegressiva() chama iniciar() e não o contrário?

O instrutor optou por essa abordagem para garantir que o temporizador só comece depois do clique no botão "Começar". A lógica aqui é:

• O usuário clica em "Começar".
  • contagemRegressiva() é chamada.
  • Dentro dela, iniciar() é acionada para configurar o temporizador.

E se a ordem fosse diferente?

Se iniciar() fosse apresentada primeiro, explicando que ela define a repetição do temporizador, a relação entre as funções poderia ficar mais clara desde o início. Isso ajudaria a visualizar melhor como contagemRegressiva() se encaixa no processo.

No entanto, a forma como o instrutor apresentou o conteúdo também faz sentido. Ele priorizou a explicação do que acontece quando o botão "Começar" é acionado, antes de detalhar a configuração do temporizador. Isso ajuda a conectar a teoria à prática de forma mais direta.

Espero ter ajudado. Se precisar de mais esclarecimentos, conte com nosso apoio!

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓