Se não me engano no curso anterior o Paulo e a Jacque falaram que usar @SerializedName não era um bom uso, e no caso do @JsonAlias é ? Ou estou enganado?
Se não me engano no curso anterior o Paulo e a Jacque falaram que usar @SerializedName não era um bom uso, e no caso do @JsonAlias é ? Ou estou enganado?
Oi Victor! Tudo bem?
Falaram algo sobre esse tópico mesmo, dei uma conferida e tá nesse vídeo aqui, caso você queira rever: https://cursos.alura.com.br/course/java-consumindo-api-gravando-arquivos-lidando-erros/task/126734
Como as duas anotações têm a mesma função em bibliotecas diferentes, dá pra usar o mesmo raciocínio do @SerializedName para o @JsonAlias. Mas eu não diria que temos um bom ou mau uso. Na verdade, são só usos diferentes mesmo. No projeto do curso anterior, foi criada uma classe com os nomes em inglês para representar os dados. Com isso, o @SerializedName não era mais necessário. No entanto, como no nosso projeto queríamos que o código estivesse todo em português, optamos por usar o @JsonAlias para lidar com os nomes em inglês.
No final das contas, depende da sua necessidade com o código. Se estiver tudo bem criar uma classe para representar os dados exatamente como eles vêm da API, não tem a necessidade de usar o SerializedName ou JsonAlias. Já se achar que existe uma outra forma que represente melhor os dados, pode usar as anotações tranquilamente.
Espero ter ajudado! Qualquer coisa, estou à disposição.
Abraços e bons estudos :)