Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
8
respostas

[Dúvida] JSON Web Token - Como enviar requisição de Login usando Thymeleaf?

Boa tarde Sou novo no Java, estou desenvolvendo um projeto em Java com Spring Boot e Thymeleaf, no curso Spring Boot 3: aplique boas práticas e proteja uma API Rest, o professor Rodrigo Ferreira ensina a Gerar o Token, mas agradeceria se alguém tiver um exemplo prático usando um form html usando o Thymeleaf, porque não consigo chamar a tela de login dessa forma.

8 respostas

Oi Carlos!

No cursos o projeto é uma API Rest, cuja boa prática é ter um processo de autenticação/autorização Stateless e por isso foi utilizado o mecanismo de tokens.

Mas no seu caso, você tem uma aplicação Web tradicional e não uma API Rest, então o mecanismo de autenticação/autorização não deve ser via tokens e sim com o uso de sessões.

Bom dia, Rodrigo

Sim, mas estou querendo modificar para API REST, tentei alterar conforme aula do seu curso, porém não sei como implementar isso do lado front end, estou usando form login com Thymeleaf. Você poderia dar uma orientação? Desde já agradeço a atenção.

Para transformar em uma API Rest você não mais deve utilizar o Thymeleaf. O backend ficará responsável por receber e devolver os dados (geralmente no formato json) e toda a parte de telas e interface gráfica ficará em uma outra aplicação frontend separada.

Boa tarde

Tem algum curso na Alura que ensina a fazer isso no frontend?

Obrigado.

solução!

Os cursos de spring focam apenas no backend, então não terão nada relacionados com telas, layout e design visual.

Para o frontend, você vai precisar estudar algum framework, como Angular ou React:

Qual você aconselha?

Recomendo o Angular, pela curva de aprendizado será menor, pois ele segue vários princípios e padrões adotados no backend.

Bons estudos!

Muito obrigado, vou cair dentro.