Olá, todos bem? No decorrer da aula, eu me lembrei que tem muita gente que usa (exemplo) JSON.parse(res). Qual a diferença entre JSON.parse e res.json()? Existem casos em que é mais indicado o uso de um do que de outro? Obrigada.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, todos bem? No decorrer da aula, eu me lembrei que tem muita gente que usa (exemplo) JSON.parse(res). Qual a diferença entre JSON.parse e res.json()? Existem casos em que é mais indicado o uso de um do que de outro? Obrigada.
Olá, Mayara! Tudo bem?
A diferença entre JSON.parse() e res.json() está relacionada ao formato dos dados que você está tratando.
O JSON.parse() é um método do JavaScript que converte uma string JSON em um objeto JavaScript. Por exemplo, se você tem uma string JSON como "{ "nome": "Mayara", "idade": 25 }", você pode usar JSON.parse() para transformá-la em um objeto JavaScript, permitindo que você acesse e manipule os valores individualmente.
Já o res.json() é um método específico do objeto Response retornado pelo fetch(). Ele faz o trabalho de converter a resposta da API em um objeto JavaScript. Quando você chama res.json(), o JavaScript irá processar a resposta e retornar uma nova Promise que, quando resolvida, terá o objeto JavaScript correspondente à resposta da API.
Em resumo, JSON.parse() é usado para converter uma string JSON em um objeto JavaScript, enquanto res.json() é usado para converter a resposta da API em um objeto JavaScript.
Quanto a qual método é mais indicado, isso depende do contexto em que você está trabalhando. Se você já tem uma string JSON em mãos, é mais adequado usar JSON.parse() para convertê-la em um objeto JavaScript. Por outro lado, se você está lidando com uma resposta da API, é mais conveniente usar res.json() para fazer a conversão.
Espero ter ajudado e bons estudos!