1
resposta

[Dúvida] Jogando dentro ou fora de casa?

entendo que o ambiente é favorável a negociação... eu costumo sempre que tenho que discutir alguma coisa que pode ser "explosiva" para o cliente convidá-lo para um lugar mais público ou dentro da minha empresa. isso porque acredito que se ele estiver em um ambiente familiar e seguro, ele tenha a tendência a ser mais reativo e menos objetivo... dentro do ambiente que ele domina, ele pode "explodir" antes de fazer uma análise crítica sobre o tema... o que acham?

1 resposta

Bom dia Felipe! Tudo bem com você?

Ótimo ponto. O ambiente onde uma negociação ocorre pode, sim, influenciar o comportamento das pessoas envolvidas. A sua estratégia de convidar o cliente para um local neutro ou para a sua empresa faz bastante sentido, pois ambientes neutros podem ajudar a reduzir a pressão emocional e criar um espaço mais equilibrado para a discussão. Quando estamos em um ambiente familiar, como o próprio escritório do cliente, ele pode se sentir mais à vontade para expressar suas emoções de forma mais intensa. Em um local neutro, as pessoas tendem a ser mais cautelosas e ponderadas, o que pode facilitar uma comunicação mais clara e objetiva.

Claro, cada situação é única, e é importante avaliar o perfil do cliente e a natureza da negociação para decidir qual ambiente será mais apropriado, mas, o ambiente influencia sim e você está correto em ter esse cuidado.

Conte com o apoio do fórum na sua jornada.

Abraços e bons estudos!