Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Java Script - A bolinha não colide com a minha raquete

boa noite! Por favor, alguém pode me ajudar onde estou errando?! A bolinha não está colidindo com a minha raquete.

//variáveis da bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 20;
let raio = diametro / 2;

//velocidade da bolinha
let velocidadexBolinha = 2;
let velocidadeyBolinha = 2;

//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90

let colidiu = false;

function setup() {
  createCanvas(600, 400);
}

function draw() {
  background(0);
  mostraBolinha();
  movimentoBolinha();
  verificaColisaoBorda();
  mostraRaquete();
  movimentaMinhaRaquete();
  //verificaColisaoRaquete();
  colidiuMinhaRaqueteBiblioteca();
}

function mostraBolinha (){
  circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}

function movimentoBolinha(){
  xBolinha += velocidadexBolinha;
  yBolinha += velocidadeyBolinha;
}

function  verificaColisaoBorda (){
  if (xBolinha + raio > width ||
    xBolinha - raio < 0){
    velocidadexBolinha *= -1;
  }

  if (yBolinha + raio > height ||
    yBolinha - raio < 0){
     velocidadeyBolinha *= -1;
  }
}

function mostraRaquete (){
  rect(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}

function movimentaMinhaRaquete(){
  if (keyIsDown(UP_ARROW)){
  yRaquete -= 10;
  }
  if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
  yRaquete += 10;
  }
}

function verificaColisaoRaquete(){
  if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento && yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura && yBolinha + raio > yRaquete){
    }
}

function colidiuMinhaRaqueteBiblioteca(){
  if (colidiu){
    velocidadexBolinha *= -1;
  }
  collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
}

Desde já agradeço!

1 resposta
solução!

Oi, Ingrid! Tudo bem?

Para resolvermos o nosso problema basta fazermos uma pequena alteração na função colidiuMinhaRaqueteBiblioteca. Devemos igualar a função collideRectCircle à variavel colidiu, deixando a função colidiuMinhaRaqueteBiblioteca da seguinte maneira:

function colidiuMinhaRaqueteBiblioteca(){
  if (colidiu){
    velocidadexBolinha *= -1;
  }
  colidiu = collideRectCircle(xRaquete, yRaquete, raqueteComprimento, 
  raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
}

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida basta comunicar!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software