Uma coisa que eu não entendi sobre a função ISBLANK. Eu posso aplicar ela pra ver se todas as minhas colunas tem dados vazios? Não é mais útil usar a guia exibição do power query? Não entendi a função.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Uma coisa que eu não entendi sobre a função ISBLANK. Eu posso aplicar ela pra ver se todas as minhas colunas tem dados vazios? Não é mais útil usar a guia exibição do power query? Não entendi a função.
Olá Felipe, tudo bem com você?
Você pode usar a função ISBLANK para verificar se há dados vazios em suas colunas. No entanto, essa função é aplicada linha por linha. Ou seja, ela verifica se há um valor vazio em cada linha de uma coluna específica.
Por exemplo, suponha a tabela abaixo:

Ao aplicar ISBLANK para coluna de nome, ela irá retornar TRUE para cada linha onde o valor da coluna 'Nome' é vazio, e FALSE onde há algum valor. Na imagem abaixo, como todos os dados de nome estão preenchidos, é retornado FALSE, ou seja, não há ISBLANK (valores vazios) para a coluna nome.

Mas, se simularmos uma linha vazia na coluna de nome, veja que o valor TRUE é retornado, indicando que naquela linha da coluna nome há um valor faltante:

Sobre a guia exibição do Power Query, ela é útil para visualizar os dados e fazer alguma transformação básica, mas não fornece a mesma funcionalidade que a função ISBLANK. A guia exibição não irá verificar automaticamente se há valores vazios em suas colunas, essa é uma tarefa que você precisa fazer manualmente ou com a ajuda de funções como ISBLANK.
A função ISBLANK é especialmente útil quando você está criando medidas ou colunas calculadas e precisa lidar com valores vazios. Por exemplo, você pode querer calcular a média de uma coluna, mas ignorar os valores vazios. Nesse caso, você poderia usar a função ISBLANK para excluir esses valores do cálculo.
Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!