1
resposta

[Dúvida] ISBLANK

Uma coisa que eu não entendi sobre a função ISBLANK. Eu posso aplicar ela pra ver se todas as minhas colunas tem dados vazios? Não é mais útil usar a guia exibição do power query? Não entendi a função.

1 resposta

Olá Felipe, tudo bem com você?

Você pode usar a função ISBLANK para verificar se há dados vazios em suas colunas. No entanto, essa função é aplicada linha por linha. Ou seja, ela verifica se há um valor vazio em cada linha de uma coluna específica.

Por exemplo, suponha a tabela abaixo:

Imagem de uma tabela simples, com tres linhas e duas colunas (Nome e venda)

Ao aplicar ISBLANK para coluna de nome, ela irá retornar TRUE para cada linha onde o valor da coluna 'Nome' é vazio, e FALSE onde há algum valor. Na imagem abaixo, como todos os dados de nome estão preenchidos, é retornado FALSE, ou seja, não há ISBLANK (valores vazios) para a coluna nome.

Imagem com uma terceira coluna retornando false para todas as linhas pois a coluna de nomes está toda preenchida

Mas, se simularmos uma linha vazia na coluna de nome, veja que o valor TRUE é retornado, indicando que naquela linha da coluna nome há um valor faltante:

Imagem que mostra a terceira coluna retornando true na segunda linha, onde tem um dado faltante na coluna de nomes

Sobre a guia exibição do Power Query, ela é útil para visualizar os dados e fazer alguma transformação básica, mas não fornece a mesma funcionalidade que a função ISBLANK. A guia exibição não irá verificar automaticamente se há valores vazios em suas colunas, essa é uma tarefa que você precisa fazer manualmente ou com a ajuda de funções como ISBLANK.

A função ISBLANK é especialmente útil quando você está criando medidas ou colunas calculadas e precisa lidar com valores vazios. Por exemplo, você pode querer calcular a média de uma coluna, mas ignorar os valores vazios. Nesse caso, você poderia usar a função ISBLANK para excluir esses valores do cálculo.

Espero ter ajudado. Conte com o apoio do Fórum na sua jornada. Fico à disposição. Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software