Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Dúvida] IP configurado não é o mesmo que aparece

Fiquei uns dias sem usar o server e não consegui acessar via SSH, tirei um print pra não esquecer e quando uso o comando ip addr aparece outro IP do qual não consigo acessar, não sendo a mesma senha.

RESOLVIDO, era apenas um erro de digitação no usuário, porém ainda estou intrigado que o endereço do IP não é o mesmo que aparece na criação da VM.

3 respostas
solução!

Olá, Fernando.

Tudo bem?

Que bom que você conseguiu resolver a questão do usuário, e muito obrigado por avisar no tópico como conseguiu.

Sobre a diferença de IP, isso pode acontecer por alguns motivos comuns em ambientes de máquinas virtuais:

  1. DHCP Dinâmico: Se a sua máquina virtual está configurada para obter um IP automaticamente via DHCP, o endereço IP pode mudar cada vez que a VM é reiniciada ou após um período de tempo. Isso é comum em redes onde o servidor DHCP distribui endereços IP dinamicamente.

  2. Reconfiguração da Rede: Às vezes, a configuração da rede pode mudar, especialmente se houve alguma alteração no roteador ou no servidor DHCP que distribui os endereços IP.

  3. Conflito de IP: Pode haver um conflito de IP na rede, fazendo com que o DHCP atribua um novo endereço IP à máquina virtual.

Para evitar esses problemas, você pode tentar configurar um IP estático na sua máquina virtual. Aqui está um exemplo de como fazer isso no Ubuntu:

  1. Editar o arquivo de configuração de rede:

    sudo nano /etc/netplan/01-netcfg.yaml
    
  2. Configurar um IP estático: No arquivo, você verá algo parecido com isso:

    network:
      version: 2
      ethernets:
        enp0s3:
          dhcp4: true
    

    Você pode modificar para:

    network:
      version: 2
      ethernets:
        enp0s3:
          dhcp4: false
          addresses:
            - 192.168.1.100/24
          gateway4: 192.168.1.1
          nameservers:
            addresses:
              - 8.8.8.8
              - 8.8.4.4
    

    Certifique-se de ajustar os endereços IP de acordo com a sua rede.

  3. Aplicar as mudanças:

    sudo netplan apply
    

Depois disso, sua máquina virtual deverá ter um IP fixo, facilitando o acesso via SSH sem surpresas.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Onde vejo se os IP's estão de acordo com minha rede? Ainda sou leigo nesse assunto...

Olá, Fernando.

Para verificar se os IPs estão de acordo com a sua rede, você pode tentar o seguinte:

  1. Verificar o IP do seu computador/host:

    • No terminal do seu computador, use o comando:
      ip addr show
      
    • Procure a linha que mostra inet seguida de um endereço IP. Esse é o IP do seu computador na rede local.
  2. Verificar o IP da sua VM:

    • Na sua VM, use o comando:
      ip addr show
      
    • Procure novamente pela linha que mostra inet seguida de um endereço IP.
  3. Comparar os IPs:

    • Os IPs geralmente seguem um formato como 192.168.x.x ou 10.0.x.x.
    • Se o IP do seu computador é algo como 192.168.1.50, o IP da sua VM deve estar na mesma faixa, como 192.168.1.x. O que importa é que os primeiros três números (192.168.1) sejam os mesmos. Isso indica que ambos estão na mesma rede.
  4. Configurar um IP estático:

    • Se você deseja configurar um IP estático para a VM e garantir que ela esteja na mesma rede, siga o exemplo que eu mencionei antes. Supondo que a faixa de IP da sua rede seja 192.168.1.x, você pode escolher um IP como 192.168.1.100 para a sua VM.

Se precisar de mais ajuda, estou à disposição!

Bons estudos!