1
resposta

[Dúvida] Investigação do problema

Olá! Estou na formação de UX design e este é o segundo curso da triagem. Estou com uma grande dificuldade. A empresa fictícia (TRIPIDEIAS) já tinha um posicionamento no mercado, que seria: Venda de pacotes personalizados e ÚNICOS. Queriam melhorar o app e não tinham a ideia de como fazê-lo. Então, foram para a pesquisa de mercado e tiveram suas conclusões, suposições e dúvidas.

No meu caso, para prática, eu inventei de criar um app de corrida, tal como uber, cujo petdriver, por exemplo. Por eu não ter ainda um problema para se solucionar, o ideal seria realizar uma pesquisa de mercado para comparar concorrentes entre si e fazer um app para prática? pois por mais que o app seja ficitício como o tripideias, não tenho muito entendimento sobre por onde começar.

1 resposta

Olá! Como está?

Que bom que você está se dedicando ao curso de UX Design. Entendo que pode ser um pouco confuso no início, mas estou aqui para ajudar.

Para começar a construir uma persona, é fundamental entender o problema que você quer resolver com o seu aplicativo. Assim, no seu caso, com o aplicativo de corrida para pets, você pode começar identificando qual problema específico você quer resolver. Por exemplo, pode ser a falta de serviços de transporte seguros e amigáveis para animais de estimação. A partir daí, você pode realizar uma pesquisa de mercado para entender como os concorrentes estão resolvendo problemas semelhantes e quais são as lacunas que você pode preencher.

Depois disso, você pode começar a investigar quem são as pessoas que usariam o seu aplicativo. Isso envolve a coleta de dados sobre as necessidades, comportamentos e frustrações dos usuários em potencial. Você pode fazer isso através de entrevistas, questionários ou mesmo observando o comportamento de pessoas usuárias em aplicativos semelhantes.

Com essas informações, você poderá criar personas, que são representações fictícias dos seus usuários ideais. As personas ajudarão a guiar suas decisões de design, garantindo que o aplicativo atenda às necessidades reais dos usuários.

Espero ter ajudado e qualquer dúvida estou aqui!

Até mais!!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!