1
resposta

[Dúvida] Interpretação de texto

Olá, boa tarde!

Dois pontos do texto me deixaram um tanto confusa:

1 - "Cada entidade deve ser identificável de forma única dentro do sistema."

O que isso quer dizer, na prática? Eu entendo por essa frase que o nome dado a uma entidade não pode ser usado para nomear outras entidades. Seria esse o sentido completo? Se a ideia é não dar o mesmo nome a entidades diferentes, isso se aplicaria também aos atributos?

2 - "A transição do modelo conceitual para o modelo lógico envolve várias etapas importantes"

As várias etapas seriam apenas essas duas etapas descritas logo em seguida, ou tem mais?

Desde já agradeço a quem puder esclarecer :)

1 resposta

Olá Karina, bom dia!

Vamos entender melhor sobre esses dois pontos!

• "Cada entidade deve ser identificável de forma única dentro do sistema." Em pratica, isso siginifica que cada entidade do modelo conceitual precisa de um indentificador exclusivo que diferencie de todos os outros. Chamdo de identificador unico ou chave Primaria como (ID, Código unico). como no exemplo abaixo, onde possuimos uma tabela de usuários com userID que permite uma intendificação global do usuário no sistema:
CREATE TABLE Usuarios (
    UsuarioID INT PRIMARY KEY,        
    Nome VARCHAR(100),                 
    Email VARCHAR(100) UNIQUE      
);

Sobre os Atributos, eles não precisam ser exclusivos em relação as entidades, como "nome" pode ser atributo de varias entidades.

• "A transição do modelo conceitual para o modelo lógico envolve várias etapas importantes. Essa descrição e mudança ocorre de forma seguida, onde começamos com o modelo conceitual para o modelo lógico, as etapas principais são:
  • Definir chaves primarias e estrangeiras - Garatir a identificação de cada entendidade de forma unica e que o relacionamento entre elas esteja correto;
  • Escolher o Tipo de Dados - Decidi o formato de cada atributo;
  • Implementar Regras de Negocio - Aplicar restrições especificas como, valores obrigatorios ou limites numericos.

Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, estou a disposição!