1
resposta

[Dúvida] InterfaceError

Logo após satisfazer o parâmetro da lista me ocorreu o seguinte erro:

"InterfaceError: sqlalchemy.exc.InterfaceError: (mysql.connector.errors.InterfaceError) 2003: Can't connect to MySQL server on 'localhost:3306' (10061 Nenhuma conexão pôde ser feita porque a máquina de destino as recusou ativamente)"

Como posso resolver esse problema? (estou usando o exato mesmo script que o professor passou)

1 resposta

Olá, Wilson!

Pelo que você descreveu, parece que o erro está relacionado à conexão com o banco de dados MySQL. O erro InterfaceError: (mysql.connector.errors.InterfaceError) 2003: Can't connect to MySQL server on 'localhost:3306' indica que o servidor MySQL não está aceitando a conexão.

Vamos tentar algumas possíveis soluções:

1. Verifique se o MySQL está em execução. Você pode fazer isso usando um software de gerenciamento de banco de dados, como o MySQL Workbench.

2. Verifique se o MySQL está configurado para ouvir na porta 3306. Isso pode ser verificado no arquivo de configuração do MySQL (geralmente chamado de my.cnf ou my.ini, dependendo do seu sistema operacional).

3. Verifique se o firewall do seu sistema operacional não está bloqueando a porta 3306.

4. Verifique se o endereço de host e a porta estão corretos em sua string de conexão. No seu caso, a string de conexão deve se parecer com isso: mysql+mysqlconnector://<user>:<password>@localhost:3306/<dbname>

5. Verifique se o usuário e a senha que você está usando estão corretos e têm permissão para acessar o banco de dados.

Espero ter ajudado e bons estudos!