Embora eu tenha entendido na prática como funciona método e interface eu ainda não entendi muito bem esses conceitos de forma abstrata. Onde eu posso encontrar mais informações sobre isto?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Embora eu tenha entendido na prática como funciona método e interface eu ainda não entendi muito bem esses conceitos de forma abstrata. Onde eu posso encontrar mais informações sobre isto?
O conceito principal de Interface: Esta tem objetivo criar um “contrato” onde a Classe que a implementa deve obrigatoriamente obedecer. Em um exemplo prático, em um formulário de cadastro: Você tem o cadastro de clientes e de produtos. Ambos devem implementar 4 funções básicas: incluir, excluir, editar e consultar. Para que todas os seus DAO criem estas 4 funções, você cria uma inferface definindo o nome dos métodos e assim, quem implementar esta interface, deverá obrigatoriamente conter as 4 funções da sua interface. É muito utilizada em grandes projetos para obrigar o programador a seguir o padrão do projeto, por esta tratar-se de um contrato onde o mesmo é obrigado a implementar seus métodos, ele deverá sempre seguir o padrão de implementação da Interface.