Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Inteligência emocional e manipulação

Olá!

Durante essa aula, entendi que inteligência emocional é saber reconhecer os sentimentos (meus e dos outros) e com isso saber gerenciar meu comportamento. Só que isso para mim também define "manipulação emocional", saber "ler" o outro e me aproveitar da situação, para tirar algum proveito próprio.

Por favor, gostaria de entender onde fica a diferença entre os dois (inteligência emocional x manipulação emocional). Ou seriam conceitos semelhantes, só que indo para sentidos opostos com relação ao comportamental?

Obrigado.

1 resposta
solução!

Olá, Matheus. Tudo bem?

Inteligência emocional é a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Manipulação emocional é a capacidade de ler o outro e utilizar de comportamentos de forma consciente para conseguir algo que deseja.

Pelo meu entendimento, a Inteligência emocional é mais voltada para o pessoal, de si compreender e de lidar com o que sente da melhor forma, considerando também as pessoas que te cercam e o ambiente.

Enquanto, a manipulação emocional tem como foco entender e controlar o outro.

Além disso, tem também a diferente finalidade de cada uma, a manipulação emocional visa o controle, enquanto a inteligência emocional otimizar o autoconhecimento relação interpessoal.

São conceitos que podem se aproximar em algum ponto, mas são opostos.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Se essa resposta te ajudou, Matheus, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software