1
resposta

[Dúvida] Instalando o GNS3 no Linux

Na primeira aula do curso Segurança de redes: conheça as vulnerabilidades de servidores e clientes precisamos instalar a aplicação GNS3 para simular um ambiente de rede.

O professor disponibiliza o link "https://github.com/GNS3/gns3-gui/releases/tag/v1.5.2" para realizarmos o download do software da mesa versão do curso para termos o mesmo resultado durante os exercícios. Como estou utilizando o S.O Linux, não foi disponibilizado nenhuma orientação / passo a passo de como instalar o GNS3 para os demais S.O.

Minha dificuldade é que o arquivo para download é um arquivo.source.zip. Podem me orientar de como realizar a instalação para poder dar continuidade nos estudos?

Atenciosamente.

1 resposta

Olá Bruno.

Tudo bem?

Desculpa a demora, estou respondendo esse tópico para tentar ajudar você e outros alunos que estiverem com essa mesma dúvida, e também para organizar o nosso fórum. Valeu :)

Entendo que você está com dificuldades para instalar o GNS3 no Linux, já que o arquivo disponibilizado é um arquivo.source.zip. Vou te ajudar com isso!

Para instalar o GNS3 no Linux, você precisa seguir alguns passos. Primeiro, você precisa extrair o conteúdo do arquivo.source.zip. Você pode fazer isso clicando com o botão direito do mouse sobre o arquivo e selecionando a opção "Extrair aqui".

Após extrair o conteúdo, você precisa abrir o terminal e navegar até a pasta onde os arquivos foram extraídos. Para fazer isso, você pode usar o comando "cd" seguido do caminho da pasta. Por exemplo, se os arquivos foram extraídos para a pasta "Downloads", você pode usar o comando "cd Downloads" para entrar na pasta.

Dentro da pasta, você precisa executar o comando "./gns3" para iniciar o GNS3. Caso você receba uma mensagem de erro informando que o arquivo não tem permissão para ser executado, você pode usar o comando "chmod +x gns3" para dar permissão de execução ao arquivo.

Lembrando que esses são passos gerais e podem variar dependendo da distribuição Linux que você está utilizando. Caso você esteja utilizando uma distribuição específica, é recomendado consultar a documentação ou fórum da distribuição para obter instruções mais detalhadas.

Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, é só me dizer. Bons estudos!