3
respostas

[Dúvida] Instalação Mysql no Linux keep-Os

Estou tentando instalar o mysql no meu notbook, que tem sistema operacional Linux(keep-os) já vi todos os tutoriais da Alura e até o momento nenhum funcionou, estou preocupada pois quero começar o curso, mas não consigo instalar o mysql. Apresenta o seguinte erro: terminal do linux

3 respostas

Oii, Gabriela! Tudo bem?

O erro que apresenta, indica que ocorreu um problema com as assinaturas digitais dos pacotes do repositório MySQL, e elas são usadas para verificar a autenticidade e integridade dos pacotes baixados de um repositório, como temos uma mensagem informando que o pacote mysql-server não está disponível, logo retornará o erro.

Sugiro que observe alguns pontos para solucionar.

• Primeiro, abra o terminal e atualize a lista de pacotes com o comando:

sudo apt-get update

• Depois, instale o MySQL Server com o comando:

sudo apt-get install mysql-server

• Durante a instalação, o sistema deve pedir para você definir uma senha para o usuário root do MySQL. Escolha uma senha e anote em um local seguro.

• Após a instalação, você pode verificar se o MySQL foi instalado corretamente com o comando:

mysql --version

Feito isso, observe se o MySQL foi instalado corretamente. Considere uma opção reiniciar o computador antes de realizar o teste.

Espero que dê certo. Continue interagindo no fórum e qualquer dúvida conte conosco.

Bons estudos, Gabriela!

Tentei seguir o que foi proposto, mas apresentou a seguinte mensagem Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Gabriela! Tudo bem?

Não se preocupe, vamos tentar outras opções para seguir com a instalação, ok!?

Aqui na Alura temos um artigo mostrando como instalar o mySQL em três sistemas operacionais diferentes, incluindo o Linux, que você pode acompanhar o guia para tentar uma forma diferente. Segue o link:

Vale lembrar que é preciso se atentar aos comandos que podem variar e para te ajudar, recomendo ter como apoio a documentação do Ubuntu (que por extensão a mesma para o KeepOS, atualmente chamado de Kubuntu).

Além disso, temos como alternativa as ferramentas online para te ajudar nos estudos, algumas permitem a criação e manipulação de banco de dados. Abaixo deixo duas opções, com essa funcionalidade, caso queira conhecer:

Algumas páginas podem abrir em Inglês, caso não se sinta confortável com o idioma, clique com o botão direito do mouse em qualquer canto da página e escolha a opção "Traduzir para o português".

Espero que as recomendações te ajude. Qualquer dúvida, conte conosco!

Bons estudos, Gabriela!