1
resposta

[Dúvida] Instalação do Intellij no Debian 12

olá, fiz a instalação do Intellij em uma distribuição Debian 12, mas estou tendo dificuldade para criar o atalho. Eu vi que o arquivo responsável pela criação do atalho pede a versão do Intellij e eu não consegui descobrir qual é essa versão mais atual que instalei.

1 resposta

Olá, Marcelo.

Tudo bem?

Para descobrir a versão do IntelliJ que você instalou no Debian 12, você pode tentar o seguinteseguir alguns passos simples.

1. Abrir o IntelliJ: Inicie o IntelliJ normalmente.
  2. Verificar a versão:
    • No menu superior, clique em Help (Ajuda).
    • Em seguida, clique em About (Sobre). Uma janela será aberta mostrando a versão do IntelliJ que você está utilizando.

Outra maneira de descobrir a versão é através do terminal:

1. Navegue até o diretório onde o IntelliJ foi instalado. Geralmente, ele está em /opt/ ou ~/Downloads/ se você fez o download manualmente.
  2. Dentro do diretório do IntelliJ, você pode usar o comando cat para visualizar o conteúdo do arquivo build.txt ou similar, que geralmente contém a versão. Por exemplo:
    cat /opt/idea-IC-*/build.txt

Depois de descobrir a versão, você pode criar o atalho manualmente. Aqui está um exemplo de como criar um arquivo .desktop para o IntelliJ:

1. Abra um editor de texto e crie um novo arquivo chamado intellij.desktop.
  2. Adicione o seguinte conteúdo, substituindo YOUR_VERSION pela versão que você encontrou:
    [Desktop Entry]
    Version=1.0
    Type=Application
    Name=IntelliJ IDEA
    Exec=/opt/idea-IC-YOUR_VERSION/bin/idea.sh
    Icon=/opt/idea-IC-YOUR_VERSION/bin/idea.png
    Comment=Integrated Development Environment
    Categories=Development;IDE;
    Terminal=false

3. Salve o arquivo no diretório ~/.local/share/applications/ para que ele apareça no menu de aplicativos do Debian.

Espero ter ajudado e bons estudos!