1
resposta

[Dúvida] INSTAÇÃO DE PROGRAMAS: APT

Fui fazer o update aqui e me apareceu Permissão Negada.

Como resolver isso?

imagem terminar vbox

1 resposta

O erro "Permission denied" que você está encontrando indica que você não tem permissões adequadas para executar o comando apt-get update. Geralmente, esse tipo de problema ocorre quando o comando é executado sem privilégios de superusuário (root).

Para resolver isso, você pode adicionar sudo antes do comando apt-get update. O sudo é usado para executar comandos com privilégios elevados. Tente o seguinte:

sudo apt-get update

Você será solicitado a inserir a senha de administrador para confirmar que você tem permissões para realizar a atualização do sistema.

Se você continuar enfrentando problemas, pode ser útil verificar se há algum processo de atualização em andamento, que pode estar bloqueando o acesso aos arquivos necessários. Você pode fazer isso com os seguintes comandos:

sudo lsof /var/lib/apt/lists/lock
sudo lsof /var/cache/apt/pkgcache.bin
sudo lsof /var/cache/apt/srcpkgcache.bin

Isso mostrará quais processos estão usando esses arquivos. Se houver algum processo em execução, você pode encerrá-lo usando o comando kill. Por exemplo:

sudo kill <PID>

Substitua <PID> pelo número do processo que você deseja encerrar.

Depois de ter resolvido qualquer problema relacionado a processos em execução, tente novamente o comando sudo apt-get update. Isso deve permitir que você atualize a lista de pacotes com sucesso.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software