Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Inspiração e Geração de Novas Ideias

Olá,

Gostaria de compartilhar meus pensamentos aqui relacionando o que foi pedido neste exercício inicial.

Estou dando início nesta trilha de startupismo neste momento. Infelizmente, ainda não tenho nenhuma ideia amadurecida, apenas a vontade de criar um negócio com produtos digitais que utilizam IA, visto que minha área de atuação é com ciência de dados e engenharia de IA. Além disso, vejo muitas soluções atualmente que utilizam IA para oferecer serviços melhores, mais baratos e em menor tempo.

Gostaria de entender como eu poderia gerar ideias de produtos e necessidades que as pessoas ou empresas tem e transformar isso num negócio rentável. Por onde começo?

Grato desde já!

1 resposta
solução!

Oi, Nelson!

Que massa que você tá começando essa trilha.

Como você já manja de Ciência de Dados e Engenharia de IA, você tem a "faca e o queijo na mão", mas o segredo de uma startup de sucesso não tá só no código, tá em encontrar uma dor que dói no bolso de alguém.

Pra te ajudar a sair do zero, separei alguns caminhos práticos pra você começar a investigar:

1. Olhe para o seu próprio quintal

Como você trabalha na área, quais são as tarefas que você ou sua equipe fazem todo santo dia que são chatas, repetitivas ou que demoram uma eternidade?
Às vezes, a gente ignora o óbvio. Se você criar algo que resolve um gargalo técnico ou operacional que você vive, grandes chances de outras empresas terem o mesmo problema. IA é ótima pra automatizar "micro-decisões" e organizar dados bagunçados.

2. A técnica do "Shadowing" (observação)

Escolha um setor que você tenha curiosidade ou acesso (pode ser jurídico, RH, logística, saúde). Tente conversar com alguém que trabalha lá e peça pra essa pessoa te mostrar como é o dia a dia dela.
Dica de ouro: Não pergunte "O que você quer?", pergunte "O que te faz perder o sono no trabalho?" ou "Qual tarefa você odeia fazer?". Ali moram as oportunidades pra sua IA entrar e entregar esse serviço mais rápido e barato que você mencionou.

3. Substituição de processos analógicos

Dá uma olhada em setores que ainda são muito manuais ou dependem de planilhas infinitas e análise humana lenta.

• Onde tem muito dado acumulado e pouca conclusão: Ali cabe um modelo de predição.
  • Onde tem muito texto pra ler e resumir: Ali cabe um LLM bem ajustado.

4. Onde o dinheiro está "vazando"?

Empresas amam soluções que economizam dinheiro. Se você identificar um processo onde as empresas perdem grana por erro humano ou lentidão, e mostrar que sua IA reduz esse prejuízo, você tem um negócio rentável.

Por onde começar agora?

1. Escolha um nicho: Não tente resolver "tudo com IA". Escolha um setor específico (ex: IA para pequenos escritórios de contabilidade).
  2. Mapeie o fluxo: Desenhe como as coisas são feitas hoje nesse setor sem a sua solução.
  3. Identifique o atrito: Ache o ponto mais lento ou caro desse fluxo.
  4. Valide: Antes de programar qualquer coisa, converse com 5 pessoas desse setor e apresente o problema que você identificou. Se elas concordarem que aquilo é um problema real, aí sim você começa a pensar no produto.
Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!