1
resposta

[Dúvida] Inserir tabela dinâmica (fonte de dados externa)

oi, tudo bem? meu excel é o 365 e quando clico em "escolher conexões" para criar uma uma tabela dinâmica usando fonte de dados externa, aparece uma mensagem de erro falando que não tenho o driver odbc. Não aparece nenhuma opção de escolher alguma pasta do computador nem nada assim. Procurei no youtube e no fórum da microsoft e não achei nada que resolvesse esse problema. vcs conseguem me ajudar?

1 resposta

Oi, Paula! Tudo bem?

Esse erro está relacionado à falta de um driver ODBC específico que o Excel precisa para se conectar à fonte de dados externa.

Vou deixar abaixo alguns passos que podem ajudar:

Verifique se o driver ODBC está instalado:

  • Abra o "Painel de Controle" do Windows.
  • Vá para "Ferramentas Administrativas" e depois "Fontes de Dados ODBC".
  • Na aba "Drivers", verifique se o driver necessário para a sua fonte de dados está listado. Se não estiver, você precisará instalá-lo.

Instale o driver ODBC necessário:

  • Dependendo da fonte de dados que você está tentando conectar, você pode precisar de um driver específico. Por exemplo, se estiver tentando conectar a um banco de dados SQL Server, você pode precisar do driver ODBC para SQL Server.
  • Você pode baixar os drivers necessários no site do fornecedor da fonte de dados. Por exemplo, para SQL Server, você pode encontrar os drivers no site da Microsoft.

Configurar a conexão ODBC:

  • Após instalar o driver, volte ao "Painel de Controle" e abra "Fontes de Dados ODBC".
  • Na aba "DSN de Sistema" ou "DSN de Usuário", adicione uma nova fonte de dados e configure-a com as informações necessárias (nome do servidor, banco de dados, etc.).

Conectar no Excel:

  • Abra o Excel e vá para "Dados" > "Obter Dados" > "De Outras Fontes" > "De ODBC".
  • Selecione a fonte de dados que você configurou anteriormente e siga as instruções para criar a tabela dinâmica.

Espero ter ajudado!

Abraço! ✨✨

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!