Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Inicio de aprendizado em Python.

Oláa,

Comecei recentemente a me interessar pela linguagem de programação Python, por uma questão de querer desenvolver processos de automação para a ferramenta que uso no dia a dia de trabalho. Sou compositor de efeitos visuais e utilizo o Nuke como ferramenta de trabalho e sua base é o Python.

Em meio a essa curiosidade para aprender a linguagem, também anseio agregar conhecimentos de IA sobre essa jornada, voltando-se a automação de processos, criação de softwares (quem sabe um dia..rs), todos correlacionados ao universo do design e VFX que é onde trabalho e atuo.

Decidi inciar pela trilha iniciante em programação para começar a entender sobre esse universo que desconheço de programação e linguagens, mas existe alguma dica de estudos ou outras escolhas aqui dentro onde posso abordar esse aprendizado que tanto desejo?

Desde já obrigado pela atenção! : )

2 respostas
solução!

Oii, Gabriel! Tudo bem?

Agradeço por compartilhar.

É muito massa ver alguém da área de VFX querendo mergulhar no Python. Como o Nuke usa essa linguagem pra quase tudo na API dele, você tá no caminho certo pra ganhar muita velocidade no seu dia a dia. Começar pela trilha de iniciante é a melhor decisão, porque antes de mexer com os nós do Nuke via código, você precisa entender como a lógica funciona, né?

Pra te ajudar a chegar no seu objetivo de automação e IA voltada pro design, tem uns passos que fazem sentido pra sua jornada:

Foque na base de Python

Depois de terminar essa trilha inicial, vá para a carreira Carreira Desenvolvimento Back-end Python., ela foi criada para que você tenha uma ordem certa, com conteúdos organizados por níveis de domínio: do básico ao avançado.

O caminho da IA no VFX

Pra unir Python com IA nesse universo de imagem, o caminho passa por entender um pouco de Data Science e bibliotecas como OpenCV (que serve pra processar imagens) e PyTorch ou TensorFlow (pra parte de redes neurais). Existem ferramentas de IA que já rodam dentro do Nuke via scripts externos, e saber o básico de Python vai te deixar na frente pra implementar essas soluções.

Dica pra não travar

Tente aplicar o que aprender no curso em pequenos problemas reais do seu trabalho. Por exemplo: "Como eu criaria um script simples que renomeia dez arquivos de uma vez?". Trazer o aprendizado pro seu mundo de efeitos visuais vai deixar tudo mais divertido.

O erro e a dúvida fazem parte do aprendizado, então não tenha receio de testar as coisas no terminal e ver o que acontece, tá?

Conteúdos relacionados
Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Oie Lorena, bãoo?

Eu adorei as dicas que passou, obrigado pelo retorno com sugestões tão precisas e focadas no que estou buscando, vão me ajudar demaais! Anotei todas as sugestões e vou estuda-lás, sem dúvida, muito obrigado mesmooo! : )