1
resposta

[Dúvida] Iniciante que ainda não sabe qual direção seguir.

Olá, todo mundo! Sou iniciante na área da tecnologia/ programação e ainda não sei qual "caminho" quero e devo seguir, front-end ou back-end, desenvolvimento de jogos, programação web, desenvolvimento mobile, etc. Gostaria de saber se existe algum "teste" ou formulário que pudesse me ajudar baseado nas minhas escolhas, pois, não sei quais cursos realizar.

1 resposta

Oi Matheus,

Entendo sua dúvida, é super comum no início da jornada se sentir perdido com tantas opções 🤔.

Não existe um teste mágico que defina seu caminho ideal, mas posso te dar algumas dicas para te ajudar nessa escolha.

Explore as áreas da programação que te atraem mais, tome sua decisão com calma e mergulhe no universo da codificação.

• Front-end: Se você gosta de criar sites e aplicações web, explore cursos de HTML, CSS, JavaScript e frameworks como Vue, React ou Angular.
  • Desenvolvimento Mobile: Se prefere criar aplicativos para celulares, veja cursos de Android (Kotlin ou Java) ou iOS (Swift).
  • Back-end: Se a lógica e o processamento de dados te atraem, procure cursos de PHP, Python, Java, Node.js e bancos de dados.
  • Ciência de Dados: Se você gosta de analisar dados e criar modelos preditivos, explore cursos de Python, estatística e machine learning.
  • Games: Se você tem interesse em desenvolvimento de jogos, estude Unity, Unreal Engine, C# ou C++ e conceitos de game design.
  • Banco de Dados: Se você gosta de estruturar e gerenciar dados, aprenda SQL, MongoDB, PostgreSQL e conceitos de modelagem de dados.
  • DevOps: Se você se interessa por automação e infraestrutura, explore Docker, Kubernetes, CI/CD, AWS e ferramentas de monitoramento.

Formações;

Para saber mais:

Guias de carreira

VídeoVídeoVídeo
CibersegurançaDevOpsEngenharia de Dados
iOSVue JSAndroid
Dev Full-StackInteligência Artificial (IA)ANGULAR
PYTHONPHPC# (C SHARP)
NODE.JSDATA SCIENCEJAVA
React JSFlutterFront-end

Não se preocupe em acertar de primeira, o importante é começar e ir descobrindo o que você mais gosta 😜.