1
resposta

[Dúvida] inicialmente em programação

Olá, pessoal!

Meu nome é Charlyson Pinheiro e estou iniciando minha jornada no mundo da programação. Estou muito animado com as possibilidades que essa área oferece e determinado a construir uma carreira sólida e de sucesso.

Tenho uma grande paixão pela programação e estou buscando constantemente aprender e evoluir. Meu maior desejo é romper as fronteiras do âmbito nacional e trabalhar de forma remota para empresas ao redor do mundo, contribuindo com minhas habilidades e aprendendo com diversas culturas e perspectivas.

Gostaria muito de ouvir dicas e conselhos de vocês sobre por onde começar e quais caminhos seguir nesta carreira. Quais são as melhores práticas, recursos e oportunidades para alguém que está começando? Quais linguagens de programação e áreas específicas vocês recomendam explorar?

Agradeço desde já pela ajuda e estou ansioso para aprender com todos vocês!

1 resposta

Olá, Charlyson!

Que legal ver seu entusiasmo e determinação em começar na área de programação! É um campo vasto e cheio de oportunidades, e seu desejo de trabalhar remotamente para empresas ao redor do mundo é totalmente possível.

Para começar, aqui estão algumas dicas que podem te ajudar nessa jornada:

1. Escolha uma Linguagem de Programação: Para iniciantes, linguagens como Python e JavaScript são bastante recomendadas. Python é conhecido por sua simplicidade e versatilidade, sendo usado em áreas como desenvolvimento web, ciência de dados e inteligência artificial. JavaScript é essencial para desenvolvimento web, tanto no front-end quanto no back-end.

2. Aprenda os Fundamentos: Antes de se aprofundar em áreas específicas, é importante ter uma boa compreensão dos conceitos básicos de programação, como estruturas de dados, algoritmos, controle de fluxo (if, loops) e manipulação de dados.

3. Pratique com Projetos: A prática é essencial para consolidar o aprendizado. Tente criar pequenos projetos, como um site pessoal, uma aplicação de lista de tarefas ou um jogo simples. Isso não só reforça o que você aprendeu, mas também constrói um portfólio que pode ser mostrado a futuros empregadores.

4. Explore Áreas de Interesse: Depois de ter uma base sólida, você pode explorar áreas específicas como desenvolvimento web, mobile, ciência de dados, inteligência artificial, entre outras. Cada uma dessas áreas tem suas próprias ferramentas e linguagens predominantes.

5. Participe de Comunidades: Engaje-se em comunidades online como GitHub, Stack Overflow, ou fóruns de programação. Participar de hackathons e meetups locais ou online também é uma ótima maneira de aprender e se conectar com outros desenvolvedores.

6. Desenvolva Habilidades de Trabalho Remoto: Como você mencionou o interesse em trabalhar remotamente, é importante desenvolver habilidades como comunicação eficaz, gerenciamento de tempo e uso de ferramentas de colaboração online (como Slack, Trello, ou Zoom).

Lembre-se de que a jornada na programação é contínua e sempre haverá algo novo para aprender. Espero ter ajudado e bons estudos!