Posso classificar esse conceito como "quando uma variavel é de fato declarada", ficou um pouco abstrato pra mim ainda
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Posso classificar esse conceito como "quando uma variavel é de fato declarada", ficou um pouco abstrato pra mim ainda
Oioi Cassiano, tudo bem?
Dizemos que uma variável foi declarada quando fazemos tipo + nomeDaVariavel, como nos exemplos:
int valor;
String palavra;
boolean acompanhado;É quando dizemos ao compilador para reservar um espaço na memória de determinado tipo, com determinado nome.
Já ao fazermos int valor = 3 ou
int valor;
valor = 3;estamos fazendo também a atribuição de um valor àquela variável que declaramos antes.
Toda vez que usamos o operador =, que é de atribuição, depois de declarar uma variável, ela está sendo inicializada. Ou seja, ela podia não ter um valor até um momento para o compilador. Quando utilizamos o = pela primeira vez, estamos dando um valor inicial a ela, ou inicializando-a.
Espero ter ajudado!
Abraços e feliz Ano Novo!