Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Ingest - Transcode/Proxy vs Importação Normal SDD externo

Olá Danilo, tudo bem Mestre? Eu quando costumo fazer as minhas produções, uso mídias de DSLR (a minha câmera é uma Nikon D5200), Gopro e meu Drone DJI. Como sempre faço há anos, não descarto nenhuma foto/vídeo gravado, mesmo que indesejado. O meu hub de backcup é um disco SSD porta sata 2 que uso em uma USB 3.2 (é o modelo X400, Sandisk 512GB). Ele funciona muito bem com uma taxa de leitura altíssima (e é o que precisamos para edição, e não escrita, só uso essa última para salvar as mídias). Enfim a pergunta: Mesmo trabalhando com 4K, para melhorar o fluxo de trabalho, faço as importações direto pelo meu SSD (venho usando esse meio mesmo) ou é recomendável usar o Ingest (c/transcode c/ proxy)? O que vc me recomendaria para um fluxo de vídeos curtos como marketing de redes sociais, instagram e etc.?

É um recurso interessante mas curioso e eu nunca o usei. Gratidão pelas suas aulas. Sua didática é fantástica. Vlw Fera!!

2 respostas
solução!

Fala Rafael! Sou eu de novo!

Você trabalha em 4k sem fazer proxys? sua máquina deve ter um desempenho altíssimo.

Mesmo que ela aguente essa demanda, eu recomendo que você sempre faça proxys para vídeos em 4K ou de maior resolução. Seu computador pode rodar esses vídeos lisinhos e sem delay, mas quando você fizer uma colorização, jogar alguns efeitos e ter uma composição em algumas tracks de vídeo rolando ao mesmo tempo, isso tudo vai começar a exigir um processamento muito alto e dessa forma você acaba perdendo agilidade no processo de edição, além de diminuir a vida útil do seu equipamento.

Transcode é uma coisa que você só vai utilizar em casos que o material recebido tem codecs extremamente pesados com recursos que você não precisa utilizar.

Agora sobre o ingest: Todo material que está entrando no projeto é em 4K? se for, configure o ingest. Se não for, é melhor fazer os proxys após a importação, por que não vale apena fazer proxys de vídeos em FHD.

Espero ter ajudado. Grande abraço!

Fantástico Bruno! Modéstias a parte, a minha máquina é braba mesmo kkk eu mesmo montei. Obrigado querido, vou praticar esse fluxo com o proxy mesmo. O material nem sempre é 4K por isso realmente não vejo a necessidade do Ingest, mas o mais importante aqui é eu pegar as manhas, os conceitos, e graças a Deus isso você está passando com maestria para os alunos! Gratidão.. Abss.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software