Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Dúvida Infraestrutura Terraform

Olá, tudo bem?

Eu fiquei na dúvida sobre o que o script do Terraform cria como Infraestrutura. Sei que não é o foco do curso mas pude observar na que AWS estão sendo criados um ECS, um S3 bucket, alguns NAT Gateways, VPCs e subnets. Enfim, se possível fazer um breve resumo sobre a estrutura que é criada só pra eu ter noção se entendi corretamente, por favor.

Outro ponto, vocês tem algum curso direcionado para fazer o deploy da uma API NodeJS na AWS para que eu pudesse tentar seguir e montar essa Infraestrutura em vez de utilizar o script pronto do Terraform?

Muito obrigada :)

2 respostas
solução!

Oi, Laís! Tudo bem?

Por meio do Terraform podemos aplicar o conceito de Infrastructure as Code (IaC), em que, administramos toda a nossa infraestrutura por código ao invés de entrarmos nos consoles das Clouds, como a AWS, e criamos/manipularmos diversos recursos manualmente, tornando esse processo muito mais simples.

O recurso ECS (Elastic Container Service) é um serviço da AWS que permite executar e gerenciar contêineres Docker em escala. O script do Terraform cria um cluster ECS para hospedar e orquestrar contêineres. Ele define recursos como definições de tarefas, serviços, balanceadores de carga e permissões relacionadas ao ECS.

Já o S3 Bucket: Amazon S3 (Simple Storage Service) é um serviço de armazenamento de objetos altamente escalável e durável na AWS. O script do Terraform cria um bucket do S3, que é usado para armazenar objetos como arquivos, imagens ou qualquer tipo de dado.

O NAT Gateways (Network Address Translation) é um dispositivo de rede que permite que instâncias em uma rede privada se conectem à Internet. O script do Terraform cria NAT Gateways para fornecer conectividade para subnets privadas, permitindo que as instâncias nessas subnets acessem a Internet.

A VPCs (Virtual Private Cloud) é um serviço da AWS que permite criar uma rede virtual isolada na nuvem. O script do Terraform cria uma VPC, que é a base para a infraestrutura e define a topologia da rede, como faixas de IP, subnets públicas e privadas, tabelas de roteamento, regras de firewall e outros recursos relacionados à rede.

As subnets são subdivisões de uma VPC e permitem segmentar a rede em partes menores. O script do Terraform cria subnets dentro da VPC, geralmente dividindo-as em subnets públicas (acessíveis à Internet) e subnets privadas (sem acesso direto à Internet).

Somado a isso, sabemos que esses são apenas alguns dos recursos que podem ser criados pelo Terraform, dependendo da configuração do script, o Terraform permite definir uma ampla variedade de recursos da AWS, como instâncias EC2, grupos de segurança, load balancers, IAM roles e muitos outros.

Em relação ao direcionamento dos cursos para montar manualmente a infraestrutura, deixo como indicação:

Somado a isso, caso queira recriar o código do Terraform deixo como indicação seguir a formação de IaC abaixo até o quinto curso:

Espero ter ajudado na compreensão do problema. Caso tenha ficado alguma dúvida, sinta-se à vontade em comunicar, estou à disposição!

Um forte abraço e bons estudos!

Caso este post tenha te ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓

Perfeito Sarah! Ficou muito claro! Muito obrigada pela disposição e rápida resposta!

Abraços.