Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] Informações do ambiente Virtual aparecem também no Ambiente Operacional

Boa tarde, estou com uma dúvida. Quando digito pip.freeze as informações do ambiente virtual estão aparecendo também fora da venv.

Não consigo fazer a desinstalação no meu ambiente operacional? Poderiam me auxiliar?

2 respostas
solução!

Oi Patricia, boa tarde! Tudo joia?

Isso pode acontecer se as bibliotecas foram instaladas tanto no ambiente virtual quanto no ambiente global do seu sistema. Para resolver isso, você pode tentar os seguintes passos:

  1. Verificar o ambiente virtual: Certifique-se de que o ambiente virtual está ativado quando você instala ou desinstala pacotes. Você pode ativar o ambiente virtual com o comando:

    .\venv\Scripts\activate
    

    ou, se estiver usando um sistema Unix:

    source venv/bin/activate
    
  2. Desinstalar pacotes no ambiente global: Para desinstalar os pacotes no ambiente global (fora do venv), desative o ambiente virtual com o comando:

    deactivate
    

    e então execute o comando para desinstalar os pacotes:

    pip uninstall certifi charset-normalizer idna requests urllib3
    

    Certifique-se de desinstalar todos os pacotes listados pelo pip freeze.

  3. Reinstalar pacotes no ambiente virtual: Ative novamente o ambiente virtual e instale os pacotes necessários apenas dentro do venv:

    .\venv\Scripts\activate
    pip install -r requirements.txt
    

Dessa forma, você garante que os pacotes necessários estão isolados dentro do ambiente virtual e não interferem com o ambiente global do seu sistema.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.

Obrigada!!!