Eu fiz algo errado? Pois quando eu adiciono ou tiro uma linha, a fórmula aparenta ficar fixada, com isso na linha não atualiza se eu adicionar novas linhas parâmetros
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Eu fiz algo errado? Pois quando eu adiciono ou tiro uma linha, a fórmula aparenta ficar fixada, com isso na linha não atualiza se eu adicionar novas linhas parâmetros
Você não fez exatamente algo “errado”, o problema está mais na forma como a função ÍNDICE está montada.
Na primeira imagem, sua fórmula está assim:
=ÍNDICE($F$3:$H$5;4;CORRESP($D$2;F3:H3;0))
O intervalo $F$3:$H$5 possui apenas 3 linhas, mas você pediu a linha 4 dentro dele. Por isso aparece o erro #REF!.
Quando você alterou para:
=ÍNDICE($F$3:$H$6;4;CORRESP($D$2;F3:H3;0))
a fórmula passou a funcionar porque o intervalo agora inclui a 4ª linha.
O “travamento” acontece por causa das referências absolutas ($). Elas fixam o intervalo e impedem que ele se ajuste automaticamente ao inserir novas linhas fora da área selecionada.
Uma solução mais dinâmica seria:
transformar o intervalo em Tabela do Excel (Ctrl + T), pois as fórmulas acompanham automaticamente novas linhas;
ou ampliar previamente o intervalo da função ÍNDICE;
ou usar referências estruturadas/tabelas dinâmicas.
Ou seja, o comportamento que ocorreu é esperado devido ao intervalo fixado na fórmula.
Ah entendi, muito obrigado