Olá Benedita :)
O Google Analytics define um usuário como um visitante único que acessa seu site ou aplicativo. Isso significa que um usuário é identificado por um ID exclusivo do Google Analytics, que é armazenado em um cookie em seu navegador ou dispositivo móvel.
Quando um usuário acessa seu site, o Google Analytics coleta informações sobre suas interações, incluindo as páginas que visitou, o tempo que passou no site e as ações que realizou, como cliques em botões ou preenchimento de formulários. Essas informações são agregadas e analisadas para fornecer insights sobre o desempenho do seu site e o comportamento do usuário.
Com relação à sua pergunta sobre se um usuário é definido como alguém que navega por mais de uma página, na verdade, um usuário é definido como qualquer pessoa que tenha uma sessão em seu site. Uma sessão é uma série de interações que um usuário faz em um período de tempo limitado, geralmente 30 minutos. Uma sessão pode incluir uma ou várias páginas visitadas, dependendo do comportamento do usuário.
Quanto à sua pergunta sobre se o Google Analytics assume que temos dois usuários se um usuário acessa o site pelo desktop e depois em outro dia pelo mobile, na verdade, o Google Analytics reconhece isso como um único usuário com duas sessões. O ID de usuário exclusivo é usado para rastrear a atividade do usuário em diferentes dispositivos e canais, permitindo que você acompanhe a jornada completa do consumidor.