2
respostas

[Dúvida] index.html e novo programa app.js - Toda vez que faço um programa novo tenho que fechar e abrir de novo?

Pessoal, boa tarde.

Após carregar o Live Serve que tem a função de atualiza a página "index.html" quando salva o programa, até aqui ok!

Porém, todas as vezes que vou iniciar um programa novo é preciso fechar a página e clicar com o botão direito no Index.html, no VS Code, e Open With Live Serve para atualizar a página com o programa atual?

Estou tendo que fazer isso todas às vezes que mudo o projeto, pois mesmo que eu salve o programa e entro na Web http://127.0.0.1:5500/index.html, a web não está aceitando...

Outro ponto, quando abrimos a tela de programa eu tenho que apagar todas às vezes que faço um programa novo ou é possível abrir novos app.js para deixar o programa anterior e elaborar um outro?

Isso tem que fazer sempre ou é algo que eu esteja fazendo errado?
Alguém poderia me auxiliar?

2 respostas

Oi Bruno, tudo bem? Vamos lá, vou ajudar a esclarecer suas dúvidas:

Sobre o Live Server no VS Code:
Atualizar a página automaticamente:
Quando você usa o Live Server, ele faz o hot reload (recarregamento automático) da página ao salvar os arquivos dentro do projeto aberto. Porém, se você muda de projeto, precisa fechar a aba do Live Server atual e abrir o Live Server na pasta correta do novo projeto. Isso porque o Live Server está rodando a partir da pasta onde foi iniciado, então ele não "troca" automaticamente de projeto.

Abrir um novo Live Server para outro projeto:
Você precisa abrir o VS Code na pasta do projeto desejado e iniciar o Live Server ali, clicando com o botão direito no index.html do projeto novo. Isso é normal.

Sobre os arquivos JS:
Você pode ter vários arquivos .js em um mesmo projeto, mas o navegador só executa os scripts que você importar no seu index.html.

Se quer manter os códigos separados, pode criar múltiplos arquivos .js e incluir cada um deles no HTML, usando várias tags , , etc.

Mas se quiser iniciar um programa novo, pode sim criar uma pasta nova para cada projeto, para organizar e evitar misturar códigos.

Dicas para facilitar:
Abra sempre o VS Code na pasta do projeto que quer trabalhar.

Inicie o Live Server dentro dessa pasta para garantir que está servindo os arquivos corretos.

Para vários projetos, mantenha uma pasta raiz com subpastas para cada um.

Se quiser, posso ajudar com um passo a passo para organizar seus projetos e usar o Live Server de forma mais fluida.

Boa noite, Thiago.
Desculpe a demora para responder estava tentando ver onde eu tinha acesso as respostas, obrigado pelo esclarecimento. Eu vou proceder dessa forma agora, quando iniciar um novo projeto eu fecho e abro novamente, assim ele identificará que quando o código for salvo é para ele.

Obrigado!