Olá, tudo bem? Minha dúvida é se o InDesign pode ser substituído pelo Figma? Ou se tem outro software de graça que possa ser substituído. Obrigada.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, tudo bem? Minha dúvida é se o InDesign pode ser substituído pelo Figma? Ou se tem outro software de graça que possa ser substituído. Obrigada.
Olá, Andressa! Tudo bem?
O InDesign é um software de diagramação muito utilizado na área de design gráfico, especialmente para criação de layouts de revistas, jornais e livros. Já o Figma é uma ferramenta de design de interface e prototipagem, mais voltada para o desenvolvimento de interfaces de aplicativos e sites.
Embora ambos sejam softwares de design, eles possuem propósitos diferentes e podem ser usados em situações distintas. O InDesign é mais adequado para projetos que envolvem impressão e diagramação de conteúdo extenso, como livros e revistas. Já o Figma é mais indicado para a criação de interfaces digitais, como aplicativos e sites.
Quanto a substituir o InDesign por um software gratuito, existem algumas opções disponíveis, como o Scribus e o Canva. O Scribus é um software de código aberto que oferece recursos similares ao InDesign, porém com uma curva de aprendizado um pouco maior. Já o Canva é uma ferramenta online que possui uma interface intuitiva e é mais voltada para a criação de materiais gráficos simples, como cartões e banners.
É importante destacar que a escolha do software vai depender das suas necessidades e do tipo de projeto que você pretende desenvolver. Recomendo que você faça uma pesquisa mais aprofundada sobre cada uma dessas opções e teste os softwares para ver qual se adequa melhor ao seu perfil e às suas necessidades, que tal?
Espero ter ajudado! Se tiver mais alguma dúvida, estou à disposição!
Até mais!!