1
resposta

[Dúvida] Incompatibilidade Power Query/Power BI após modificação via Google Sheets

Estou enfrentando um problema com uma planilha do Excel que utilizo em conjunto com o Power Query e o Power BI, e gostaria da ajuda de vocês para entender como resolver.

O cenário é o seguinte:

Tenho uma planilha em Excel que fica armazenada em uma pasta do Google Drive, a qual está sincronizada com o meu computador via o aplicativo do Google Drive. Dessa forma, consigo acessar e atualizar essa planilha normalmente a partir da minha área de trabalho, inclusive utilizando o Power Query para processar os dados.

Essa planilha faz parte de um fluxo de trabalho diário, no qual gero relatórios no Power BI com base nessas consultas. Porém, recentemente alguém com acesso ao link do arquivo no Google Drive abriu e editou a planilha diretamente pelo Google Sheets (online). Desde então, as consultas no Power Query pararam de funcionar, apresentando os seguintes erros:

"Expression.Error: A chave não correspondia a nenhuma linha na tabela. Detalhes: Item=Tabela4 Kind=Table"

e depois:

"Expression.Error: A coluna 'FICTICIA' da tabela não foi encontrada."

Pelo que pesquisei, parece que o Google Sheets, ao editar um arquivo .xlsx, pode alterar ou corromper a estrutura do arquivo — especialmente no que diz respeito às tabelas nomeadas e aos metadados internos — o que acaba prejudicando as conexões do Power Query.

Alguém já passou por algo parecido? Existe alguma forma de reverter essa alteração ou corrigir o arquivo para que volte a funcionar corretamente com o Power Query e o Power BI?

Agradeço muito qualquer orientação ou sugestão!

1 resposta

Ei, João! Tudo bem?

Sinto muito que esteja enfrentando esse impedimento, que é super comum acontecer nesses ambientes.

Para corrigir o problema, você pode tentar:

• Acesse o Google Drive, localize e abra a planilha.
  • Clique com o botão direito do mouse na planilha e selecione Mostrar histórico de edições.
  • Veja se há uma versão do arquivo antes da edição. Encontrado-a, abra ela e baixe a planilha nessa versão.
  • Teste novamente no Power Query.

Outra forma: se você tiver backups automáticos ou recurso de Versões anteriores ativada no Windows, teste restaurar a versão original da planilha. Substitua o arquivo editado e teste no Power Query.

Para evitar esse erro no futuro, ajuste as permissões de visualização e edição da planilha. Ou salve a versão original sempre antes de editar o arquivo.

Espero que dê certo, conte sempre conosco para te auxiliar.

Bons estudos, João!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!