1
resposta

[Dúvida] Importar novamente arquivos csv no Colab

Olá, boa noite!

Sempre no dia seguinte ao reiniciar meus jobs no google colab, preciso importar novamente os arquivos já inclusos na aula passada. Por que isso acontece? É normal?

1 resposta

Oi, Patrícia, tudo bem?

Sim, isso é normal! Por ser uma ferramenta que está na nuvem, as máquinas virtuais fornecidas ao usuário podem ser reiniciadas ou interrompidas quando não estão em uso por um determinado período. Essa reinicialização, causa essa perda temporária do arquivo na memória.

Para evitar ter que fazer o upload toda vez, você pode montar os seus arquivos no Google Drive. Isso permite armazenar os dados no Google Drive e acessar diretamente no ambiente do Colab sem a necessidade de fazer upload repetido.

Para isso, basta fazer o upload do arquivo no Google Drive.

  • Clique no ícone de montar drive:

    captura de tela do colab. Está destacado em vemelho o ícone drive

  • Em seguida, copie o caminho do arquivo. Bastar clicar nos três pontinhos, que parecerá a opção "Copiar caminho":

    Captura de tela do arquivo.Está destacado com os três pontinhos ao lado

  • Após copiado o arquivo, você poderá utilizar a biblioteca Pandas para a leitura.

    import pandas as pd
    pd.read_csv('/content/drive/MyDrive/fato_presidencia.csv', sep = ';')
    

No código acima o argumento '/content/drive/MyDrive/fato_presidencia.csv', corresponde ao caminho do meu arquivo fato_presidencia que especifica o local no meu Drive, no seu caso, você terá que colocar o caminho do seu arquivo. E o sep é um parâmetro opcional que especifica o separador utilizado no arquivo CSV.

Para explorar mais esse conhecimento indico o Alura+, do instrutor Pedro.

Espero ter ajudado.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software