Falta pouco!

0 dias

0 horas

0 min

0 seg

Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

[Dúvida] Imagem HDRI não apareceu

Professor, estou na aula de iluminação . Na tentativa de colocar a imagem HDRI ficou amarelo. De início veio no formato EXR. Baixei mas não abriu. Aí baixei em HDR. E veio no formato Webp. Converti para jpg. Mas na tentativa de inserir fica assim, amarelada. HDRI .
Como soluciono?

5 respostas

Olá, Paula, como vai?

O que está acontecendo com a sua imagem HDRI está relacionado ao formato e ao modo como o Blender interpreta as cores. O Blender trabalha melhor com imagens HDR ou EXR para iluminação ambiente, porque esses formatos armazenam informação de luz em alta faixa dinâmica. Quando você converte para JPG ou WebP, essas informações se perdem e o programa pode interpretar de forma incorreta, resultando naquele tom amarelado.

Uma forma de resolver é usar um arquivo HDR nativo ou EXR diretamente, sem passar por conversão para JPG. Quando você tentou usando eles apareceu algum erro no Blender ou alguma informação do porque não estava abrindo? Se possível, me envie o link da imagem que você usou para que eu possa testar por aqui, por favor.

Por aqui eu testei com essa imagem em formato EXR mesmo e funcionou normalmente.

Uma interface do Blender exibe um cubo branco em uma paisagem gramada, com opções de painel para configurações de cena, mundo e renderização

Fico no aguardo e a disposição :)

Professor,

Testando aqui.
Quando baixo formato , baixei em EXR.

Na minha caixa de download aparece normal.caixa de download

Quando tento aplicar pelo open o fundo fica preto imagemaplicada

Oi, Paula.

Talvez seja uma limitação do seu hardware ou algo em particular no seu projeto. Poderia compartilhar ele comigo? Se puder, suba ele no Google Drive ou no Dropbox e me envia por aqui o link de compartilhamento, por favor, vou testar o seu projeto por aqui.

Fico no aguardo e a disposição :)

Mike , segue o link https://drive.google.com/file/d/1fGG1aSEDBwlcPghOmzBgneYzHZGMltQJ/view?usp=drivesdk

Eu coloquei no drive do meu e-mail pessoal. Está aberto para edição. O curso eu utilizo a minha máquina corporativa. Faço por dentro da empresa. Talvez possa ser que tenha algum bloqueio.

Mas aí conforme for , se der certo por aí eu abro um chamado para verificar o que pode ser que esteja bloqueando e peço a liberação. Possa ser que eu possa precisar em outras etapas.

Se for somente a imagem que esteja com um bloqueio acho que será mais fácil resolver.

solução!

Oi, Paula.

Aqui a imagem foi aplicada normalmente, tente conferir o seu computador atende aos requisitos mínimos do Blender. Pode ser um ponto a se considerar já que a imagem é bem pesada.

Uma cena de modelagem 3D no Blender apresentando um design simples de casa branca e duas árvores geométricas em um cenário de campo gramado

Sigo a disposição :)