Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Identificando complexidades em TI

Tenho 2 dúvidas:

1 - Posso entender como identificação de complexidades. Exemplo Intelectivos: Itens que são rotinas operacionais: Folha de pagamento de um funcionário, abertura de um chamado, permissão de acesso à algum sistema

Exemplos Subjetivos: Analisar um problema em produção, realizar entendimento de negócio com PO, realizar refinamentos, alinhamentos com stakeholders

2 - Como eu classificaria um bug encontrado pelo cliente? O item é subjetivo quando eu preciso investigar o problema e eu terei no mínimo 2 opções de resolução onde teremos tomada de decisão? O item é intelectivo quando eu preciso investigar o problema e eu encontrei uma única causa raiz e sei que ela é suficiente?

1 resposta
solução!

Olá Caio! Tudo joia?

Vamos lá, vou tentar ajudar com suas dúvidas sobre identificação de complexidades em TI.

1. Identificação de Complexidades:

• Intelectivos: Esses são processos que geralmente têm um caminho claro e definido para serem realizados. Como você mencionou, rotinas operacionais como folha de pagamento, abertura de chamados e permissões de acesso se encaixam aqui, pois seguem um procedimento padrão e repetitivo.
    • Subjetivos: Envolvem mais análise e interpretação, onde várias abordagens podem ser corretas. Atividades como análise de problemas em produção, entendimento de negócios com o Product Owner (PO) e alinhamentos com stakeholders são subjetivas, pois exigem avaliação e julgamento.
  2. Classificação de um Bug:

• Quando um bug é encontrado pelo cliente, ele pode ser classificado de maneiras diferentes dependendo do contexto:
      • Subjetivo: Se a investigação do problema revela múltiplas causas possíveis ou várias soluções viáveis, e você precisa tomar uma decisão sobre qual caminho seguir, ele se encaixa na categoria subjetiva. Isso ocorre porque a escolha da solução pode depender de fatores como impacto no cliente, custo, tempo de implementação, etc.
      • Intelectivo: Se, ao investigar, você encontra uma única causa raiz clara e uma solução direta que resolve o problema, o bug pode ser considerado intelectivo. Aqui, o processo de resolução é mais direto e objetivo.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.