Para a propriedade ICollection de Sessão no modelo de Filme, eu poderia substituir ela por uma List tradicional ? E caso eu possa, por que utilizar o ICollection nesse caso ?
Para a propriedade ICollection de Sessão no modelo de Filme, eu poderia substituir ela por uma List tradicional ? E caso eu possa, por que utilizar o ICollection nesse caso ?
Olá, Pedro!
Sobre sua dúvida em substituir ICollection
por uma List
no modelo de Filme
, sim, você pode fazer essa substituição. A List
é uma classe que implementa a interface ICollection
, então ela é compatível com o lugar onde você está utilizando ICollection
.
Agora, vamos entender o porquê de usar ICollection
ao invés de List
diretamente. A principal razão é que ICollection
é mais genérica e abstrata do que List
. Ao utilizar ICollection
, você está indicando que a propriedade Sessoes
precisa ser uma coleção de objetos Sessao
, mas você não está especificando como essa coleção deve ser implementada. Isso dá mais flexibilidade para mudar a implementação no futuro, sem alterar o resto do seu código que depende dessa propriedade.
Por exemplo, se mais tarde você decidir que uma HashSet
(que não permite duplicatas e tem uma busca mais rápida) é uma escolha melhor para sua aplicação, você pode mudar a implementação sem precisar alterar todas as referências a Sessoes
em seu código.
Além disso, ao usar interfaces como ICollection
, você está seguindo um princípio de design de software chamado "programar para interfaces, não para implementações". Isso ajuda a tornar seu código mais modular e fácil de manter.
No contexto do Entity Framework, utilizar ICollection
também é uma convenção para definir relacionamentos um-para-muitos, pois permite ao framework manipular as coleções de entidades de forma otimizada, incluindo operações de lazy loading (carregamento preguiçoso), onde os dados são carregados sob demanda.
Espero ter ajudado e bons estudos!
Opa, muito obrigado pelos os detalhes Renan