Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] How GitFlow works

Boa tarde,

Estou fazendo os exercicios do curso DevOps: trabalhando com repositórios no GitHub(módulo 2) e fui pego meio de surpresa kk

No exercício "4 - Utilize o GitFlow para criar uma nova feature e, em seguida, inicie uma release." fiquei sem saber como fazer, fui ver a resposta para entender e vi uma série de comandos que eu não conseguia mandar:

Atividade 4

Pesquisei e descobri que primeiro eu precisava usar o git flow init para mandar estes comandos, porém, assim que o git flow init, recebi uma sequencia de perguntas que pareciam para definir nome dos Branches, Prefixos, Tags e Filtros, mas sinceramente não soube bem como definir corretamente nenhuma delas:

GitFlow

O que entendi é que elas são referentes ás Branches que fazem parte da estrutura de release do GitFlow, com todos os passos, mas gostaria de entender melhor como isso funciona.

2 respostas
solução!

Olá Guilherme,

Entendo a sua confusão, mas vou tentar explicar de uma forma mais clara como o GitFlow funciona e como configurar corretamente.

O GitFlow é uma extensão do Git que facilita o gerenciamento de branches no desenvolvimento de software. Ele define um modelo de branch que ajuda a organizar o trabalho em diferentes tipos de branches, como features, releases e hotfixes.

Passo a Passo para Configurar o GitFlow:

1. Inicialização do GitFlow:

• Abra o terminal e navegue até o diretório do seu projeto.
    • Execute o comando git flow init. Isso iniciará o processo de configuração do GitFlow.
  2. Configuração das Branches:

• Durante a inicialização, você será solicitado a definir nomes para as branches principais e prefixos para as branches de suporte. Aqui estão as configurações padrão recomendadas:
      • Branch principal de produção: main
      • Branch de desenvolvimento: develop
      • Prefixo para branches de feature: feature/
      • Prefixo para branches de release: release/
      • Prefixo para branches de hotfix: hotfix/
      • Prefixo para branches de suporte: support/
      • Prefixo para tags de versão: v

Se você não tiver certeza sobre as respostas, pode simplesmente pressionar Enter para aceitar os valores padrão.

Exemplo de Uso do GitFlow:

Após configurar o GitFlow, você pode seguir os comandos do exercício:

1. Criar uma nova feature:

git flow feature start minha-feature

Esse comando cria uma nova branch de feature a partir da branch develop.

2. Realizar as alterações necessárias: Faça as alterações no código e use os comandos git add e git commit para salvar suas mudanças.

3. Finalizar a feature:

git flow feature finish minha-feature

Esse comando mescla a branch de feature de volta para a branch develop e a deleta.

4. Iniciar uma release:

git flow release start 1.0.0

Esse comando cria uma nova branch de release a partir da branch develop.

5. Realizar ajustes e finalizar a release: Faça os ajustes necessários e use os comandos git add e git commit para salvar suas mudanças.

6. Finalizar a release:

git flow release finish 1.0.0

Esse comando mescla a branch de release para as branches main e develop, cria uma tag para a versão e deleta a branch de release.

Bons estudos!

Muito obrigado, entendi bem!