Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Dúvida] How GitFlow works

Boa tarde,

Estou fazendo os exercicios do curso DevOps: trabalhando com repositórios no GitHub(módulo 2) e fui pego meio de surpresa kk

No exercício "4 - Utilize o GitFlow para criar uma nova feature e, em seguida, inicie uma release." fiquei sem saber como fazer, fui ver a resposta para entender e vi uma série de comandos que eu não conseguia mandar:

Atividade 4

Pesquisei e descobri que primeiro eu precisava usar o git flow init para mandar estes comandos, porém, assim que o git flow init, recebi uma sequencia de perguntas que pareciam para definir nome dos Branches, Prefixos, Tags e Filtros, mas sinceramente não soube bem como definir corretamente nenhuma delas:

GitFlow

O que entendi é que elas são referentes ás Branches que fazem parte da estrutura de release do GitFlow, com todos os passos, mas gostaria de entender melhor como isso funciona.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
2 respostas
solução!

Olá Guilherme,

Entendo a sua confusão, mas vou tentar explicar de uma forma mais clara como o GitFlow funciona e como configurar corretamente.

O GitFlow é uma extensão do Git que facilita o gerenciamento de branches no desenvolvimento de software. Ele define um modelo de branch que ajuda a organizar o trabalho em diferentes tipos de branches, como features, releases e hotfixes.

Passo a Passo para Configurar o GitFlow:

1. Inicialização do GitFlow:

• Abra o terminal e navegue até o diretório do seu projeto.
    • Execute o comando git flow init. Isso iniciará o processo de configuração do GitFlow.
  2. Configuração das Branches:

• Durante a inicialização, você será solicitado a definir nomes para as branches principais e prefixos para as branches de suporte. Aqui estão as configurações padrão recomendadas:
      • Branch principal de produção: main
      • Branch de desenvolvimento: develop
      • Prefixo para branches de feature: feature/
      • Prefixo para branches de release: release/
      • Prefixo para branches de hotfix: hotfix/
      • Prefixo para branches de suporte: support/
      • Prefixo para tags de versão: v

Se você não tiver certeza sobre as respostas, pode simplesmente pressionar Enter para aceitar os valores padrão.

Exemplo de Uso do GitFlow:

Após configurar o GitFlow, você pode seguir os comandos do exercício:

1. Criar uma nova feature:

git flow feature start minha-feature

Esse comando cria uma nova branch de feature a partir da branch develop.

2. Realizar as alterações necessárias: Faça as alterações no código e use os comandos git add e git commit para salvar suas mudanças.

3. Finalizar a feature:

git flow feature finish minha-feature

Esse comando mescla a branch de feature de volta para a branch develop e a deleta.

4. Iniciar uma release:

git flow release start 1.0.0

Esse comando cria uma nova branch de release a partir da branch develop.

5. Realizar ajustes e finalizar a release: Faça os ajustes necessários e use os comandos git add e git commit para salvar suas mudanças.

6. Finalizar a release:

git flow release finish 1.0.0

Esse comando mescla a branch de release para as branches main e develop, cria uma tag para a versão e deleta a branch de release.

Bons estudos!

Muito obrigado, entendi bem!