1
resposta

[Dúvida] Host name unresolvet

Segui toda a aula, mas estou tendo esse erro na hora de entrar no site "host name unresolvet", !!!

Itela da simulação

mostrando os erros e as configurações

O que eu posso ter errado? ( obs: quando eu coloco o ip do meu servidor o site funciona )

1 resposta

Oi, Marcos. Tudo bem?

Tem alguns pontos que você precisa se certificar de ter feito. Primeiro você precisa ter certeza de que a sua máquina cliente sabe qual é o endereço do DNS, e para isso você pode ir na tela de configuração dele e ver se tem algum endereço DNS como na imagem abaixo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

E para que o DHCP entregue o endereço correto do DNS para as máquinas clientes, você precisa ter definido qual é o endereço do DNS no roteador executando os comandos de configuração:

Router>enable
Router#configure terminal
Router(config)#ip dhcp pool ALURA
Router(dhcp-config)#dns-server 8.1.0.0

Assumindo que você criou o pool usando o nome ALURA como feito pelo instrutor e que o endereço da máquina do servidor DNS seja 8.1.0.0. Para ver se o DNS foi configurado corretamente, a tela de configuração do IP deve estar como a abaixo (ou com os valores de IPs, máscara e gateway conforme você foi fazendo durante o curso)

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se esses passos tiverem sido feitos corretamente, você precisa se certificar de que o servidor web tenha mesmo o IP 8.0.255.255.

Ou seja, algum desses passinhos e valores deve ter sido feito de forma incorreta ou pode ter sido esquecido. Aconteceu comigo algumas vezes durante o curso, pois são vários detalhes. Tive que refazer algumas vezes para funcionar corretamente. xD

Espero ter ajudado. Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software