1
resposta

[Dúvida] Hospedagem e implementação de projeto em servidor físico

Bom dia pessoal, gostaria da opinião da comunidade referente a uma dúvida de ferramenta pra uso em um servidor físico simples, estou utilizando o True Nas Scale como gerenciador do meu servidor fisíco(pc simples), e preciso hospedar nele e integrar as minhas aplicações em C# com ASP.NET, utilizei o Docker e a aplicação já está dentro do container e com a imagem, porém não consigo aplicar dentro do True Nas(acredito que ele até oferece execução de clusters em Kubernets). Sabem se tem alguma outra ferramenta de hospedagem local, de preferência gratuita que eu posso usar no servidor?

1 resposta

Olá, Henrique. Tudo bem?

Como você já está utilizando Docker, uma alternativa que você pode considerar é o uso do Portainer. O Portainer é uma ferramenta de gerenciamento de contêineres que pode facilitar a administração de seus containers Docker, além de ser gratuito para uso pessoal.

Para instalar o Portainer no seu servidor, você pode seguir os passos abaixo:

1. Instalar o Portainer: Você pode instalar o Portainer como um container Docker. Execute o seguinte comando no terminal do seu servidor:

docker volume create portainer_data
    docker run -d -p 9000:9000 --name=portainer --restart=always -v /var/run/docker.sock:/var/run/docker.sock -v portainer_data:/data portainer/portainer-ce

Isso irá baixar e iniciar o Portainer no seu servidor.

2. Acessar o Portainer: Após a instalação, você pode acessar o Portainer através do navegador, digitando o endereço http://<seu-endereço-ip>:9000. Você será guiado para criar um usuário administrador na primeira vez que acessar.

3. Gerenciar seus containers: Com o Portainer, você poderá visualizar e gerenciar facilmente seus containers Docker, incluindo a criação, execução e monitoramento deles.

Além disso, se você está considerando usar Kubernetes, o TrueNAS Scale oferece suporte a clusters Kubernetes, mas isso pode ser mais complexo de configurar e gerenciar, especialmente se o seu servidor é simples.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!