Olá, gostaria de tirar três dúvidas que ficaram dos exercícios:
(me desculpem se nomenclaturas e termos estiverem errados, sou 100% iniciante na área e agradeço correções e dicas!)
01.Dia da Semana
Esse exercício me gerou duas dúvidas:
A primeira é que notei que o alerta só funcionava quando a resposta era escrita exatamente da mesma forma que está no código, se mudasse uma letra maiúscula, por exemplo, o alerta já não apareceria corretamente. Ao buscar no google vi a aplicação do comando toLowerCase(). Nesse caso funcionou de primeira, mas acredito que tenha sido sorte, pois vi que em um outro exercício, ao tentar utilizar novamente, só funcionou quando a minha condição de resposta foi escrita toda em letras minúsculas. Gostaria de saber se meu raciocínio para aplicação está correto e se existem outras formas de fazer com que a forma que o usuário escreve, não afete o alerta.
A segunda dúvida é, se eu quisesse adicionar a sexta-feira como parte do final de semana, além do Sábado e Domingo, como ficaria o código?
Segue meu código para esse exercício:
diaDaSemana = prompt("Qual o dia da semana?");
if (diaDaSemana.toLowerCase() == "sábado"){
alert("Bom fim de semana!")
} else if (diaDaSemana.toLowerCase() == "domingo"){
alert("Bom fim de semana!")
} else {
alert("Boa semana!")
}
02.Número positivo e negativo
Como definir que os únicos caracteres válidos sejam números? Da forma como está, o código funciona, mas também considera letras e símbolos como resposta ao comando else, portanto uma palavra qualquer será considerada como número positivo:
numero = prompt("Digite um número qualquer, positivo ou negativo:");
if ( numero < 0){
alert("Você digitou um número negativo!");
} else {
alert("Você digitou um número positivo!");
}