Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Hora da Prática - Condicionais e Concatenação

Olá, gostaria de tirar três dúvidas que ficaram dos exercícios:

(me desculpem se nomenclaturas e termos estiverem errados, sou 100% iniciante na área e agradeço correções e dicas!)

01.Dia da Semana

Esse exercício me gerou duas dúvidas:

A primeira é que notei que o alerta só funcionava quando a resposta era escrita exatamente da mesma forma que está no código, se mudasse uma letra maiúscula, por exemplo, o alerta já não apareceria corretamente. Ao buscar no google vi a aplicação do comando toLowerCase(). Nesse caso funcionou de primeira, mas acredito que tenha sido sorte, pois vi que em um outro exercício, ao tentar utilizar novamente, só funcionou quando a minha condição de resposta foi escrita toda em letras minúsculas. Gostaria de saber se meu raciocínio para aplicação está correto e se existem outras formas de fazer com que a forma que o usuário escreve, não afete o alerta.

A segunda dúvida é, se eu quisesse adicionar a sexta-feira como parte do final de semana, além do Sábado e Domingo, como ficaria o código?

Segue meu código para esse exercício:

diaDaSemana = prompt("Qual o dia da semana?");

if (diaDaSemana.toLowerCase() == "sábado"){
alert("Bom fim de semana!")
} else if (diaDaSemana.toLowerCase() == "domingo"){
alert("Bom fim de semana!")
} else {
alert("Boa semana!")
}

02.Número positivo e negativo

Como definir que os únicos caracteres válidos sejam números? Da forma como está, o código funciona, mas também considera letras e símbolos como resposta ao comando else, portanto uma palavra qualquer será considerada como número positivo:

numero = prompt("Digite um número qualquer, positivo ou negativo:");
if ( numero < 0){
alert("Você digitou um número negativo!");
} else {
alert("Você digitou um número positivo!");
}
1 resposta
solução!

Olá! Vamos esclarecer suas dúvidas:

1. Dia da Semana:

Seu raciocínio está correto. O método toLowerCase() é utilizado para converter a string inserida pelo usuário em minúsculas, tornando a comparação de string insensível a maiúsculas/minúsculas. Isso garante que mesmo que o usuário digite "sábado" ou "Sábado", a comparação funcionará corretamente.

Se você deseja incluir a sexta-feira como parte do final de semana, basta adicionar uma condição extra. Aqui está como seu código pode ser modificado:

diaDaSemana = prompt("Qual o dia da semana?");

if (diaDaSemana.toLowerCase() == "sábado" || diaDaSemana.toLowerCase() == "domingo" || diaDaSemana.toLowerCase() == "sexta-feira") {
    alert("Bom fim de semana!");
} else {
    alert("Boa semana!");
}

Agora, o código considera "sexta-feira" como parte do final de semana.

2. Número Positivo e Negativo:

Para garantir que a entrada seja apenas um número, você pode utilizar a função isNaN() (is Not a Number) para verificar se o que foi digitado não é um número. Aqui está uma versão modificada do seu código:

numero = prompt("Digite um número qualquer, positivo ou negativo:");

if (isNaN(numero)) {
    alert("Por favor, digite um número válido!");
} else if (numero < 0) {
    alert("Você digitou um número negativo!");
} else {
    alert("Você digitou um número positivo!");
}

Com isso, o código verificará se o que foi inserido não é um número antes de realizar a comparação de positivo/negativo. Se não for um número, exibirá um alerta pedindo para digitar um número válido.