Fiquei com dúvidas em relação a essa aula. Poderiam me ajudar com mais exemplos sobre os vieses cognitivos? Obrigada!
Fiquei com dúvidas em relação a essa aula. Poderiam me ajudar com mais exemplos sobre os vieses cognitivos? Obrigada!
Olá, Laís.
Tudo bem?
Os vieses cognitivos são atalhos mentais que nosso cérebro usa para tomar decisões rápidas, mas que nem sempre são racionais. Aqui estão alguns exemplos:
Viés de Confirmação: Imagine que você acredita que uma determinada dieta é a melhor para perder peso. Você tende a procurar e valorizar mais as informações que confirmam essa crença e ignorar aquelas que a contradizem. Assim, se você ler um artigo que diz que essa dieta é eficaz, você aceita sem questionar, mas se encontrar um estudo que diz o contrário, você pode desconsiderá-lo ou achar que está errado.
Viés de Otimismo: Quando você está iniciando um novo projeto, pode subestimar os riscos e superestimar as chances de sucesso. Por exemplo, ao abrir um novo negócio, você pode acreditar que vai prosperar rapidamente, ignorando as estatísticas que mostram que muitos negócios fecham nos primeiros anos.
Viés de Recência: Se você assistiu recentemente a um filme sobre desastres naturais, pode superestimar a probabilidade de que um desastre aconteça em breve. Isso ocorre porque as informações mais recentes estão mais frescas na sua memória e influenciam mais suas decisões.
Efeito Halo: Se você conhece alguém que é muito simpático, pode automaticamente assumir que essa pessoa também é competente e confiável, mesmo sem evidências concretas dessas qualidades. A simpatia cria uma "aura" positiva que afeta seu julgamento sobre outras características dessa pessoa.
Viés de Atribuição: Se você vê alguém dirigindo de maneira imprudente, pode rapidamente concluir que essa pessoa é irresponsável (atribuição interna). No entanto, se você mesmo estiver dirigindo imprudentemente, pode justificar seu comportamento com base em fatores externos, como estar atrasado para um compromisso importante.
Esses são apenas alguns exemplos de como os vieses cognitivos podem influenciar nossas decisões de maneira sutil, mas significativa. Entender esses vieses pode nos ajudar a tomar decisões mais informadas e conscientes.
Espero ter ajudado e bons estudos!