Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

[Dúvida] Herança e Construtores

É correto afirmar que quando utilizo um construtor de uma classe mãe, estou fazendo uma reutilização de código, mas não uma sobrescrita ou assumindo a herança de algo (Classe base) ?

1 resposta
solução!

Oie, Kevin! Tudo bem com você? :))

Sim, está correto. Quando você utiliza um construtor de uma classe mãe em uma classe filha, você está reutilizando o código da classe mãe e não sobrescrevendo ou assumindo a herança de algo. Isso é uma das vantagens da utilização de herança em programação orientada a objetos: a reutilização de código.

Por exemplo, se você tem uma classe mãe "Animal" com um construtor que inicializa algumas variáveis, e uma classe filha "Cachorro" que também precisa inicializar essas mesmas variáveis, você pode simplesmente chamar o construtor da classe mãe dentro do construtor da classe filha, ao invés de reescrever todo o código novamente. A herança acontece quando a subclasse herda atributos e métodos da classe mãe para estendê-los ou modificá-los.

Espero ter esclarecido sua dúvida. Qualquer coisa, estou à disposição!

Uma ótima semana e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software