1
resposta

[Dúvida] Headlees CMS - Blogs ou sites com várias páginas

Tem algo que eu sempre tive dúvida que é como fazer um site com várias páginas sem que elas necessáriamente fiquem dentro da pasta do meu projeto. E pesquisando descobri que existe o Headlees CMS que faz a entrega dessas páginas via API, podemos inserir um título para a página assim como uma thumbnail, um slug, um sumário no caso de cards de nóticias ou relacionados, e o conteúdo da página (em alguns podendo ser com HTML ou de outras maneiras).

Olhando os artigos aqui da alura eu cheguei a pensar se aqui na plataforma é utilizado dessa mesma abordagem ou possuem outros meios para a criação dos artigos, por conta das customizações relacionadas a mais imagens, pedaços de texto específicos e estilizações que podem variar, enfim deu para entender. Só para reforçar, falo em relação ao texto bruto, porque no artigo contém os headers, footers, entre outras coisas da alura, e isso deve ser feito por exemplo em um /[slug]/page.(js/jsx/tsx) (isso no nextjs)

Mas também como não encontrei um conteúdo que pudesse responder o que eu queria gostaria de ter algumas orientações ou sugestões do que fazer nessa parte do desenvolvimento. Acredito que seria um bom conteúdo que poderia ser explorado futuramente.

Garanta sua matrícula hoje e ganhe + 2 meses grátis

Continue sua jornada tech com ainda mais tempo para aprender e evoluir

Quero aproveitar agora
1 resposta

Olá, Lucas, como vai?

Que bom ver seu interesse em explorar Headless CMS! Como você disse, ele facilita bastante a criação e manutenção dos conteúdos sem precisar deixar todos eles dentro do projeto. Um dos meus projetos acadêmicos foi justamente criar um blog e ter esse conhecimento teria facilitado demais para mim (usei a API do Notion para controle de publicações, ao invés).

Na plataforma temos dois cursos relacionados, um de Next.js, e um curso de SEO que também aborda muito bem as plataformas CMS.

Sempre que precisar, conte com o fórum!

Siga firme nos seus estudos! Abraços :)