4
respostas

[Dúvida] Header e footer único para todas as páginas

Minha dúvida é se é possível criar um header e um footer único que funcione para todas as páginas. Assim, se for preciso editar, retirar ou inserir algo, isso seria feito em um só lugar mas alterando todas as páginas ao mesmo tempo. Por exemplo, quero adicionar uma página para o meu currículo no projeto feito na aula, e para que apareça o link no menu de navegação, preciso ir no header de todas as páginas (tanto no index.html quanto do about.html) do projeto e alterar cada uma individualmente. Gostaria de saber se há um jeito de alterar todas ao mesmo tempo, pensando num projeto muito maior.

4 respostas

Boa noite! Leonardo é possível, porem não sei se seria tão pratico assim, visto que quando você quiser mudar em um só lugar mudaria em todas suas paginas.

o que fica melhor e vc colocar o html individual cada um em sua pagina e colocar as mesmas classes para estilizar com o css ai sim ficaria tudo no mesmo padrão. se não tiver ficado claro me avisa kkkk

bons estudos.

Sobre estilizar com css já aprendemos a fazer isso na aula. É que fico pensando num site como do alura. O cabeçalho e o rodapé não mudam quando você navega pelas páginas. Claro que quando você está logado o menu é outro de quando não está. Mas se eu quiser alterar alguma coisa como é feita essa mudança? Tem que ir mesmo em todas as páginas individualmente e alterar cada uma? Queria entender isso.

então com os conhecimentos que temos agora acredito que sim, mas futuramente voce aprende Javascript e isso torna tudo mais dinamico ai acredito que nesse momento poderia sim mudar em um lugar e alterar todos, estou falando de alteração no conteudo claro, mas se for so estilo voce consegue fazer um so estilos e puxar em todas as páginas.

Tbm fiquei com a mesma dúvida. Já fiz páginas com Wordpress e Elementor, e nele vc define cabeçalho e rodapé pro site inteiro de uma vez (se quiser). Ao modificar uma vez, replica em todas as páginas.

É tão óbvio que acho difícil não terem criado uma solução pra isso, devemos ver mais pra frente, em algum momento da jornada de frontend.